A Asyst Sudamérica, multinacional brasileira especializada em gestão e operação de TI, lança um programa de treinamento à distância. O Webtraining Asyst tem por objetivo desenvolver os talentos internos e estimular a disseminação do conhecimento entre seus colaboradores. "Além de capacitar nosso time, a meta é incrementar, cada vez mais, a qualidade técnica dos nossos projetos de service desk", diz Oswaldo Brancaglione, vice-presidente da companhia para a América Latina.
Segundo ele, como os colaboradores atuam na maioria dos contratos dentro da "casa" dos clientes, a realização de treinamentos presenciais, cursos contínuos e rodadas de capacitação ficavam comprometidos. "Isso se torna mais difícil, principalmente, nos casos de times que trabalham em regime 24×7".
Marco Padovani, gerente de operações da Asyst Sudamérica, informa que os treinamentos serão realizados a partir do acesso ao portal Webtraining Asyst, ainda em fase de desenvolvimento, e poderão ser obrigatórios ou opcionais, de acordo com a necessidade da equipe e demanda do contratante. Cada curso será indicado pelo líder e o usuário terá, além de um prazo para concluí-lo, flexibilidade para realizá-lo em qualquer horário. Ao final, o profissional será submetido a uma avaliação para medir seu grau de aprendizado e ganhará um certificado.
Na página do projeto o usuário poderá visualizar os treinamentos disponíveis e oferecidos pela empresa, bem como aqueles já cursados pelo colaborador. Durante o curso, caso o funcionário tenha alguma dúvida, será possível saná-la abrindo um chamado, que será respondido pelo tutor responsável pelo curso. Cada chamado será respondido no prazo máximo de 48 horas.
Com o objetivo de agregar de forma efetiva valor ao negócio do cliente, Padovani explica que a iniciativa se baseia no conceito CHA, que significa Conhecimento (Treinamento e Certificação), Habilidade (Avaliação por competência) e Atitude (Plano de Reconhecimento). "Todos os treinamentos terão esse conceito como diretriz, já que um dos nossos objetivos é elevar a qualidade do projeto de service desk", completa o gerente.
Começo previsto
Ainda em desenvolvimento, o projeto piloto estará no ar no mês de setembro. De acordo com Padovani, os treinamentos também serão usados na Campanha SLC – Solidariedade Levando Conhecimento, iniciativa da Asyst Sudamérica que oferece cursos de informática gratuitos para familiares e amigos dos colaboradores. "Se a pessoa não contar com um computador em casa, poderá utilizar nossa estrutura aos finais de semana", diz.
Além do pacote Office, a empresa pretende oferecer os seguintes treinamentos: COBIT, SAP, JDE, PCLA (Programa Competência Liderança Asyst), PDCH (Programa de Desenvolvimento, Conhecimento e Habilidade), ISO 9001-2.000, ISO 20.000, ITIL (Information Technology Infrastructure Library), entre outros. Cerca de 15% da equipe faz treinamento gerencial e 10% possui certificação na biblioteca ITIL, com cursos presenciais subsidiados pela Asyst Sudamérica. "Investimos 3% do nosso faturamento para a certificação dos colaboradores", finaliza Brancaglione.