paySmart traz inovação para o modelo de trabalho híbrido e promove maratona para colaboradores

0

No momento que o retorno ao trabalho presencial e as resistências de colaboradores em deixarem o home office ocupam a agenda do Recursos Humanos de muitas empresas, a paySmart dá um passo adiante e adota um modelo de trabalho híbrido bastante flexível, que dá aos seus colaboradores a liberdade de decidir a melhor forma de desempenhar suas atividades. 

Em um processo de acompanhamento contínuo do desempenho das equipes, a paySmart constatou que o trabalho híbrido não reduziu a qualidade das entregas. Ao contrário. "Nossos colaboradores têm a liberdade de escolher onde querem trabalhar, independentemente da cidade ou até do país. Damos suporte para que performem e estejam integrados à nossa cultura, mesmo estando longe fisicamente dos seus times", afirma Carolina Murlik, responsável pela área de Pessoas e Cultura da paySmart. Com escritórios em Porto Alegre (RS) e São Paulo, a fintech conta com mais de 65 funcionários, distribuídos em sete estados do Brasil. Para as pessoas que moram perto das duas cidades, os espaços estão sempre abertos para recebê-las, e a empresa não impõe um número mínimo de dias por semana ou por mês em que devem trabalhar presencialmente, deixando a critério de cada um escolher quando deseja fazê-lo. 

Uma das iniciativas da empresa para estimular o trabalho em equipe, integrar os colaboradores e compartilhar conhecimento e experiências, no contexto do trabalho híbrido, foi a realização, em junho, de um evento interno, batizado de paySmart Connect, que reuniu todos os funcionários ao longo de uma semana inteira, na sede da fintech em Porto Alegre. 

O paySmart Connect contou com uma série de atividades. Nos dois dias de maratona, os colaboradores, divididos em oito times multidisciplinares, foram desafiados a apresentarem soluções e ideias inovadoras para resolver problemas específicos, relacionados ao dia a dia da fintech. "O objetivo foi promover um evento interno que não fosse apenas uma ação de integração, mas que desse a oportunidade de cada colaborador contribuir com o processo de evolução das soluções da paySmart, com diferentes visões e conhecimentos", conta Carolina. "A inovação faz parte do nosso mindset e buscamos criar estímulos recorrentes que sejam interessantes para todos." 

Os colaboradores, que permaneceram em Porto Alegre mesmo após o término do evento, puderam conhecer a rotina de trabalho dos colegas de time e de outras áreas. "Para algumas pessoas, foi a primeira vez que puderam trabalhar no mesmo ambiente que os demais. Também houve momentos de muita descontração, com almoços e happy hours todos os dias, o que só reforçou o engajamento dos funcionários", destaca. 

Em dezembro de 2021, a fintech também havia promovido um encontro presencial com toda a equipe reunida. Na ocasião, a diretoria e os líderes de cada área da empresa apresentaram os resultados atingidos durante o ano e promoveram um team building dinâmico e divertido. Segundo Carolina, a vontade de fazer outro evento presencial veio através dos pedidos dos colaboradores por mais momentos de integração, e foi assim que surgiu o paySmart Connect. 

Na avaliação da gestora, o trabalho de cocriação estimula o engajamento e a criatividade, o que foi confirmado pela qualidade das soluções apresentadas. "Na perspectiva do colaborador, o encontro foi extremante positivo, reforçando a sua percepção de pertencimento. Realizamos uma pesquisa interna de satisfação e a nota final dada para o evento foi 4,8 de 5", observa Carolina. 

Já o responsável pela área de negócios da paySmart, Fernando Campos, afirma que o evento proporcionou uma interação tão positiva que algumas ideias apresentadas farão parte das novidades a serem lançadas pela empresa ainda este ano. "Tivemos surpresas boas relacionadas às novas soluções e, certamente, muito em breve, se tornarão parte da nossa oferta junto aos clientes. Estamos prevendo grandes novidades para o segundo semestre", antecipa. 

DIGITAL WORKPLACE FORUM

A TI Inside realizará nos dias 13 e 14 de dezembro, de forma 100% digital e gratuita, a 4a edição do Digital Workplace Forum, evento que vai discutir o desenvolvimento do trabalho digital, que resultaram em profundas transformações no ambiente de trabalho, impactando a economia, as organizações e a sociedade como um todo.

As inscrições podem ser feitas no link: https://tiinsideplay.com.br/inscricao/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.