Big Data: uma (r)evolução necessária para a indústria

0

É praticamente impossível para a indústria de viagem ignorar o potencial transformador do Big Data. Trata-se  da maior oportunidade dessa geração para as empresas do setor adotarem uma mudança na estrutura de dados e maximizarem seu uso, criando novas oportunidades de ofertas de produtos e serviços cada vez mais assertivos para públicos cada vez mais específicos. O Big Data oferece possibilidades para uma grande mudança em todas as companhias de viagem, capacitando-as para elevar tanto os negócios quanto a experiência de viagem. Assim como qualquer inovação  geracional na tecnologia,  as oportunidades chegam com potencial para grandes mudanças, o que traz muitos desafios – competitivos e criativos – para a indústria considerar.

Mas o que faz do Big Data um ideia tão poderosa? Primeiro, ele pode fornecer insights que ajudam a criar uma experiência mais inteligente de viagem do que jamais foi possível antes. O aproveitamento tanto de dados estruturados, quanto desestruturados, permite uma visão mais integrada do segmento. Isso oferece às companhias de viagens a oportunidade de melhorar os seus processos atuais, impulsionar a inovação e construir relações melhores com seus clientes.

No mercado de viagens, a maioria dos players teve acesso a uma grande quantidade de dados por muitos anos. Todas as reservas de companhias aéreas, estadias em hotéis, aluguéis de carro e reserva de passagem de trem deixam um rastro de dados. Isso tudo se soma a centenas de terabites de dados estruturados de transações em bancos de dados convencionais. Entretanto, o Big Data não trata só do volume, mas também da variedade e da velocidade dos dados. Cada vez mais, os preparativos para viagens são discutidos online, em sites de ranqueamento e blogs, curtidas e não curtidas em redes sociais e reclamações e/ou elogios registrados no Atendimento ao Cliente. Os dados chegam a um ritmo muito mais rápido do que os dados estruturados tradicionais jamais vieram.

Além da velocidade, o Big Data vai demandar que a indústria encare também alguns outros desafios: a complexidade e conhecimento das novas tecnologias; apuração e direitos de uso dos dados; alinhamento dos negócios e de ofertas; além  da necessidade de especialistas em dados que consigam trabalhar as milhares de informações processadas e visualizar oportunidades. Estas serão questões-chave para serem enfrentadas se quisermos desbloquear o potencial de grandes volumes de dados.

O ponto é que, se a indústria de viagens quer utilizar de fato o Big Data, ela necessita adotar dados desestruturados em uma grande variedade de formatos, e dados que estão constantemente fluindo. Em outras palavras, a indústria deve converter dados desestruturados em um formato que possa ser analisado e depois reanalisá-los continuamente. Mais importante que tudo, ela deve tomar decisões e agir sobre os dados em tempo real. Esses passos já estão sendo seguidos- no segmento online da indústria, como agências de viagens online, sites de pesquisa e algumas empresas de distribuição de informação de viagem.

O Big Data significa grandes oportunidades, não só agora, mas também nas próximas décadas. É natural que certos setores o vejam com alguma reserva, considerando que possa ser mais uma "palavra da moda" , todavia há que se pensar que o mesmo passou com o downsizing nos 80, a reengenharia nos 90, da rede mundial (Internet) no final do século passado, aplicações para celulares recentemente e aí por diante… Para os que não querem perder o trem do Big Data, é essencial que as companhias invistam em pesquisa e em desenvolvimento de estratégia para a sua utilização.

Implementar uma tecnologia e esperar que ela alcance os resultados sem desenhar uma estratégia de como aplicá-la para seu negócios é desperdiçar grandes oportunidades de alavancar  e  revolucionar a indústria como um todo.

Gustavo Murad é diretor Regional de Tecnologia para Companhias Aéreas da Amadeus

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.