Kami fala e escreve ao mesmo tempo com a mesma base de conhecimento e pode assumir diferentes sotaques, trocando também o gênero e o tom de voz. Além disso, funciona com um sistema personalizado, que customiza a inteligência e seus scripts durante todo o processo de relacionamento com o cliente. Única no mercado, a plataforma de inteligência artificial cognitiva é a aposta da empresa de canais de relacionamento PG Mais e teve investimento de R$ 4 milhões.
O desenvolvimento da plataforma contou com a parceria do CPqD e com o subsídio parcial do Embrappi. Além de utilizar uma tecnologia própria de processamento de linguagem, a Kami também possibilita o uso do Watson, sistema cognitivo da IBM.
Hoje, a Kami já está pronta para trabalhar com cobrança, pesquisas e até prestar suporte técnico para a área do varejo. Segundo Gastão, a tecnologia se destaca pela flexibilidade e facilidade de troca de canal de atendimento.
Customizável, a assistente virtual pode interagir por diversos canais, como voz, SMS, e-mail, web chat, Facebook Messenger e até WhatsApp. Quando há assuntos que demandam uma análise mais descritiva ou um atendimento mais personalizado, ela consegue transferir o contato para o atendimento humano. Entretanto, a proposta é que a inteligência artificial evolua sempre, com o aprendizado adquirido pelo contato com os atendimentos e treinamentos.
Para testar a aplicabilidade de uma das funções da Kami, a empresa de cobrança Bellinati Perez utilizou a solução para realizar a análise de SMS recebidos dos contatos realizados. Diariamente, em uma carteira de clientes, a companhia faz 470 mil acionamentos por meio de mensagens e, mesmo sem a indicação de retorno, recebe muitas respostas, as quais não eram tratadas. No período de teste, o montante chegou a ser de 100 mil mensagens.
Com o uso da assistente virtual, foi possível responder a todas as mensagens, com um alcance de assertividade de 92% das intenções dos clientes. O case foi considerado um sucesso e reconhecido pela IBM.