O mercado de Inteligência Artificial Generativa está em plena expansão, com expectativa de alcançar um valor de US$13 trilhões nos próximos anos. Segundo uma pesquisa da Bloomberg, as empresas que implementarem estratégias eficazes de IA estarão melhor posicionadas para se manterem competitivas. Além disso, a Goldman Sachs prevê que a IA Generativa poderá impulsionar um aumento de 7% no PIB global e elevar o crescimento da produtividade em 1,5 pontos percentuais ao longo de uma década.
Apesar de todo esse potencial, a maioria das aplicações de IA Generativa no mundo corporativo está concentrada em duas categorias: os chatbots e as ferramentas de produção automática de conteúdo. Essa concentração limita o entendimento das empresas sobre o real retorno que é possível extrair dessa tecnologia, gerando frustração em muitos líderes de negócios.
Quebrando com esse viés e reforçando o seu diferencial tecnológico, a BigDataCorp, principal Datatech do mercado brasileiro, levou o debate sobre o assunto ao palco de um dos principais eventos do setor no país, o AWS Summit São Paulo. A empresa apresentou como diferentes tipos de negócios podem usar IA e dados para a tomada de decisões com a Biografia Generativa, uma inovação que promete transformar a indústria de dados e a forma como informações são utilizadas para a tomada de decisão.
Combinando os dados públicos coletados pela empresa com os mais avançados modelos de IA Generativa dentro da plataforma de computação na nuvem da Amazon Web Services (AWS), o produto gera um texto biográfico que contém todas as informações normalmente utilizadas em processos de tomada de decisão, em um formato que qualquer pessoa, independentemente de seu nível de conhecimento, consegue interpretar.
Thoran Rodrigues, CEO da BigDataCorp, ressalta o impacto do produto no mercado: "Atendemos milhares de clientes que estão o tempo inteiro usando dados para tomar decisões. O grande gargalo desses processos é a necessidade de revisão manual das decisões, porque essa análise requer um conhecimento profundo dos dados e das ferramentas. Com a Biografia Generativa, a barreira de análise dos dados passa a ser simplesmente a leitura dos documentos. Com isso, conseguimos reduzir em mais de 50% os custos de decisão".
Além disso, o armazenamento dos dados usados na decisão sob a forma de um texto descritivo evita problemas de compatibilidade de sistemas e ferramentas ao longo do tempo. Em qualquer cenário em que seja necessário tomar uma decisão baseada em dados, a barreira para compreensão das informações é reduzida à capacidade de leitura e interpretação de texto de quem está decidindo", complementa o especialista.
Essa abordagem já mostrou resultados expressivos em diversas indústrias. Por exemplo, uma empresa do setor financeiro reduziu em 30% o tempo de análise manual para a tomada de decisão, melhorando a experiência dos clientes e conseguindo mais produtividade sem precisar treinar novamente a equipe ou contratar mais pessoas. Esse tipo de eficiência também se estendeu para outros setores.
Na área de risco de uma processadora de pagamentos, por exemplo, os processos de compliance foram simplificados, resultando em uma redução de mais de 20% no custo total de análise de clientes. Esse resultado foi alcançado com o apoio de soluções tecnológicas avançadas. O trabalho realizado com a AWS foi fundamental para que a solução fosse implementada em apenas três semanas, permitindo a escalabilidade desde o início, com otimização de custos e independência tecnológica.
A privacidade também faz parte da solução desde a sua concepção. A Biografia Generativa pode ser construída usando apenas os dados públicos com garantia de origem fornecidos pela BigDataCorp, ou pode combinar esses dados com informações proprietárias de cada empresa. Todos os modelos de IA são executados em um modo privado, onde os dados não são compartilhados nem armazenados para reutilização e são apagados assim que a biografia é gerada.
"Conseguimos trazer uma solução inovadora para o mercado em menos de um mês, da concepção ao produto lançado. E, ao invés de termos que nos preocupar com como baixar e rodar modelos complexos e em como nos planejar para adaptar o produto às próximas versões desses modelos, nosso time pode focar no que faz melhor: combinar os dados com tecnologia para entregar as melhores soluções do mercado", reforça Thoran.
A Biografia Generativa possui uma vasta gama de aplicações práticas além do apoio à tomada de decisões. Em qualquer cenário onde uma pessoa precise interpretar informações, seja na análise de perfis de clientes, no estudo do mercado, ou em qualquer outro contexto, ela apresenta dados complexos de maneira amigável, tornando mais fácil para os usuários identificar e compreender padrões e características contidos neles.