A Juniper Networks anunciou a expansão do laboratório RESIP (Resilient IP), em Munique, com instalações para testes, certificação e demonstração para facilitar a implementação de serviços IPTV e multiplay. Anteriormente voltado apenas para aplicações de redes de voz sobre IP (VoIP) de próxima geração, o laboratório hoje conta com soluções de agregação, acesso, roteamento de núcleo e borda, IPTV e multiplay, além de uma ampla infra-estrutura.
O laboratório trabalha em conjunto com o centro de excelência em IPTV e multiplay localizado em Westford, Massachusetts, para garantir a qualidade das implementações dessas soluções em redes de provedores de serviços.
Entre os novos produtos em demonstração no RESIP estão a solução IPTV da Siemens e a infra-estrutura de agregação e acesso Carrier Ethernet SURPASS. No laboratório, a tecnologia da Siemens alia-se à experiência em roteamento IP de borda e núcleo da Juniper, presente no roteador de borda multisserviço M320, roteador de serviços em banda larga E320 e no sistema de implementação de serviços SDX. As soluções de voz, vídeo e dados de outros fabricantes também podem ser integradas às tecnologias da Juniper e Siemens para compor e demonstrar um ambiente totalmente operacional e aberto de soluções multiplay.
Desde a sua inauguração, em 2003, cerca de 300 provedores de serviços de todo o mundo já utilizaram o laboratório RESIP. "Os provedores reconhecem que a IPTV está ganhando popularidade entre os clientes e existe a necessidade de oferecer um processo eficiente para a criação de redes multiplay realmente diferenciadas nesse mercado tão competitivo", disse Giovanni Benini, vice-presidente de entretenimento doméstico da Siemens Communications. "A expansão do RESIP permite que os provedores explorem alternativas no campo de IPTV em um ambiente real, aberto e escalável."
A oferta de serviços IPTV para o mercado de consumo, demonstrada no laboratório de Munique em uma ambiente que simula uma sala de estar, tem como objetivo principal a qualidade da experiência, garantindo que o projeto da operadora mantenha padrões aceitáveis mesmo em grande escala. A IPTV é demonstrada em operação juntamente com aplicações de VoIP, de dados e outras em um ambiente em tempo real. Por exemplo, a funcionalidade "zapping time", que permite escolher e mudar de programa rapidamente usando o controle remoto, é testada em um cenário multiplay real e otimizada graças a avançadas funcionalidades de rede IP.
"Essa é mais uma conquista da nossa iniciativa Open IPTV and Multiplay, na qual a Juniper assume a liderança oferecendo aos provedores de serviços IPTV e multiplay excelente custo-benefício, usando redes abertas, flexíveis e avançadas", afrimou Shailesh Shukla, vice-presidente de parcerias e marketing para provedores de serviços da Juniper Networks. "Cada aspecto de uma solução, incluindo segurança, qualidade do serviço, custo-benefício e flexibilidade, pode ser conferido e otimizado antes da implementação real do serviço, ajudando a empregar melhor os recursos dos nossos clientes."