A Apple parece ter encontrado, finalmente, uma forma de fincar de vez os pés no mercado editorial norte-americano e transformar o iPad na principal plataforma de livros, jornais e revistas digitais. Segundo fontes ouvidas pelo The Wall Street Journal, a fabricante está tentando persuadir os jornais e revistas do país a vender assinaturas das publicações para o tablet PC, e espera firmar os primeiros contratos ainda neste ano.
De acordo com as mesmas fontes, a Apple, porém, tem encontrado resistência de algumas empresas. Algumas editoras e provedoras de conteúdo têm demonstrado receio de contribuir para a dominação da empresa de Steve Jobs no mercado editorial, a exemplo do que o iTunes fez com a indústria fonográfica.
Como moeda de barganha, as editoras querem que a Apple decubra um jeito de poder fornecer os dados dos assinantes da versão para iPad – como nome, endereço de e-mail, número de cartão de crédito e outras informações – para repassá-los aos anunciantes, de maneira que possam veicular publicidade com base no hábito de leitura e preferências dos leitores. A Apple, de acordo com as fontes, tem se posicionado contra essa possibilidade.
Por outro lado, muitas empresas querem fazer parte dos planos da Apple, pois a distribuição para o iPad aumentaria as vendas de assinaturas, que hoje representam 70% da receita total de jornais e revistas nos Estados Unidos. Atualmente, algumas revistas, como a Wired, especializada em tecnologia, já são vendidas no iPad, mas por edição individual e não assinaturas fixas.
A Apple não comentou as informações, mas pessoas próximas à empresa disseram que já está sendo estudada uma maneira de fornecer informações pessoais dos assinantes das revistas e jornais. Alguns jornais propuseram, inclusive, pedir que as pessoas cedam seus dados voluntariamente em troca de alguns benefícios, como abatimento no preço da assinatura.
- Investida