Com o objetivo de agilizar o processo de assinatura de contratos e melhorar o atendimento das necessidades de cada negócio, a AES Brasil implementou uma ferramenta eletrônica, que permite a formalização automática de contratos com certificação digital. Agora, os contratos das áreas de suprimentos e logística são aprovados em menos de dois dias.
Até 2011, o tempo médio desse processo era de 15 dias. No ano passado, contratos de até R$ 3 milhões podiam ser fechados. A partir de 2013, qualquer valor pode ser formalizado com certificação digital, o que já possibilitou à empresa atingir um total de R$ 400 milhões em contratos assinados digitalmente.
Além da otimização do tempo, esta inovação permite a redução da impressão de papel, correios, cartórios, motoboys e deslocamentos, com impacto direto na sustentabilidade, um dos temas estratégicos da companhia. Atualmente, cerca de 50% dos contratos já contam com a certificação digital.
Com a experiência dos contratos de suprimentos e de logística, a AES Brasil pretende ampliar a certificação digital para as demais áreas da empresa, por exemplo, a Comercial. "O sucesso desta iniciativa pode ser considerado benchmark no mercado. Há uma grande quantidade de companhias do setor de energia e de outros segmentos, que nos procuram para obter mais informações e detalhes dessa inovação", afirma Teresa Vernaglia, Vice- Presidente de Serviços Compartilhados da AES Brasil.