A importância da transformação digital no mundo agro

1

Para quem lida com o mundo das startups diariamente, ou seja, empresas que já nasceram no digital, a tal "transformação" não faz parte do dia a dia do negócio, mas quando lidamos com empresas com anos e anos de processos, cultura, métodos, a realidade é outra. Neste caso, é quando algo inesperado, como a pandemia, acontece é que podemos observar a iminência da necessidade da transformação digital para garantir a continuidade dos negócios com um apoio mais sólido da tecnologia. Para auxiliar neste processo, nada melhor do que contar com quem tem experiência no mundo das startups e que conhece a fundo todo esse processo.

Uma recente pesquisa realizada pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), revelou que 66% das pequenas e médias empresas no país ainda estão no estágio 1 e 2 da transformação digital, o estágio que chamamos de: analógicas e emergentes. Este dado contribui para a tese de que o Brasil ainda percorre uma longa corrida para pensar digital, principalmente no nível empresarial. No campo, na raiz dos alimentos e na mesa dos brasileiros, não é diferente: um dos maiores, senão o maior setor de negócios do Brasil, ainda precisa se digitalizar e tornar suas empresas mais relevantes para as mudanças do mercado.

Quando falamos do agronegócio brasileiro, um setor que envolve tantos mercados e segmentos, fica difícil ser específico, neste caso acredito que a melhor solução seja exemplificar. A logística de produtos sensíveis, como frutas, por exemplo, está digitalizada e sendo acompanhada em tempo real? As máquinas utilizadas no plantio, na colheita, são as soluções mais tecnológicas do mercado? E a pergunta que toda empresa deve fazer, independente do setor: o método de negócios que utilizamos existe há quanto tempo?

Se a resposta for anos, com certeza, é necessário inovar – e, essa inovação não precisa ser uma "Eureka", uma grande ideia de aplicativo ou algo revolucionário. Para tornar isso possível, é preciso calcular as hipóteses, unir conhecimento e formalizar um produto. Ideias são muito bem-vindas, mas nem sempre elas surgem com a rotina, elas precisam ser estimuladas e elaboradas.

Time inovador

Para que uma empresa tenha um colaborador inovador, é preciso provocar esse espírito no time. Como? Deve se fazer uma análise geral da companhia, arregaçar as mangas e enxergar em quais áreas temos o que as startups chamam de "problemas" e como fazer para resolvê-los.

E, ao contrário do que muitos imaginam, isso não envolve uma demissão em massa e contratação de pessoas com currículo e DNA inovador; este é o momento ideal para pensar em como aplicar um programa de transformação digital e fazer com que esta empresa – com as mesmas pessoas – consiga se renovar.

As corporações vão além do âmbito digital, são a combinação de culturas e pessoas que fazem uma engrenagem funcionar, por isso é urgente que todos olhem o digital como um aliado – o capital humano está acima nesta locomotiva.

Roberto Tsukino, vice-presidente da Bluefields.

1 COMENTÁRIO

Deixe um comentário para A importância da transformação digital no mundo agro Cancelar resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.