Para criar um ecossistema digital que conecta seus fornecedores e clientes, proporcionando experiências unificadas e que reúna uma gama de serviços e oportunidades de negócios dentro da mesma aplicação, o Itaú Uruguai transformou seu aplicativo nativo, o Itaú Pagos, em um Super App. Toda a migração foi realizada por meio da plataforma Low-Code da GeneXus.
Para realizar essa transformação, o aplicativo foi equipado com o Super App Render, um SDK (Software Development Kit) que permite a incorporação dinâmica e em tempo real de produtos e serviços oferecidos por terceiros por meio de Mini Apps. O SDK também possibilita que os Mini Apps acessem os serviços do Super App, como gateway de pagamento e login, de forma segura. Também foi adicionado ao sistema o Mini App Center, um backoffice web que permite aos administradores do Super App concederem acesso aos parceiros comerciais para a publicação dos Mini Apps desenvolvidas.
Durante o processo de integração de serviços dos parceiros, o principal desafio foi garantir que o aplicativo ofereceria uma boa experiência de uso para parceiros e clientes, ao mesmo tempo em que protegia os dados dos usuários. Para Diego Lanza, Head of Digital Innovation and Strategic Partnership do Itaú Uruguai, utilizar a plataforma Low-Code da GeneXus permitiu que a migração do aplicativo para um Super Apps fosse feita de forma totalmente segura e em menor tempo.
"Usar GeneXus nos permitiu transformar nosso aplicativo nativo em uma Super App em poucas semanas. Com isso, melhoramos a experiência de nossos clientes e aumentamos o potencial de negócios para o banco e as empresas associadas", comenta Lanza.
O head ainda reforça que a iniciativa do Itaú Uruguai de transformar o Itaú Pagos em uma Super App promete trazer inovação e conveniência aos clientes, além de fortalecer as parcerias comerciais e o ecossistema digital no setor bancário.
De acordo com Ricardo Recchi, country manager da GeneXus Brasil, Portugal e Cabo Verde, uma das características mais atuais da plataforma GeneXus é a sua capacidade de migrar aplicações convencionais para o status de Super Apps. "A GeneXus se destaca como a pioneira no cenário Low-Code ao possibilitar a criação de Super Apps, atendendo às necessidades do mercado contemporâneo e da era da Transformação Digital", finaliza Recchi.