Seis em cada dez profissionais de RH utilizam inteligência artificial no trabalho

0

Uma pesquisa realizada pela Ticket, marca da Edenred Brasil de vale-refeição e vale-alimentação, com mais de 300 profissionais de recursos humanos, revelou que a maioria (60%) utiliza ferramentas de inteligência artificial (IA) na rotina de trabalho, sendo que 26% usam todos os dias e 34% raramente. No entanto, quando as pessoas participantes foram questionadas se consideram ter um bom entendimento do funcionamento da tecnologia, 53% disseram que não.

De acordo com Natália Ghiotto, diretora de produtos da Ticket, a capacitação dos profissionais para que eles extraiam ao máximo os benefícios da IA merece atenção especial por parte das empresas. "A tecnologia tem muito a contribuir com a rotina de trabalhadores de diversas áreas, incluindo a de recursos humanos. Quanto mais aptos a utilizá-la, maiores serão os ganhos para a empresa, seja em produtividade, agilidade ou segurança", comenta.

Ainda segundo o levantamento, apesar do otimismo por parte de 96% das pessoas entrevistadas, que acreditam que a inteligência artificial vai impactar o trabalho dos profissionais de RH em 2023 e nos próximos anos, quando questionadas se confiam na IA e nas empresas que a utilizam, 68% disseram que confiam parcialmente, e 2% disseram que não confiam.

"A falta de um conhecimento mais aprofundado pode impedir, nesse primeiro momento, que as pessoas confiem totalmente na eficiência da tecnologia. A tendência é que, conforme os profissionais presenciem os resultados conquistados, esse receio se dissipe", aposta Natália.

O otimismo por parte dos profissionais de RH também foi observado pelo fato de que 97% acreditam que a inteligência artificial deixará a profissão melhor a longo prazo, em um período de três a cinco anos, enquanto apenas 3% acreditam que ela impactará negativamente. Ainda em uma linha de positividade, 55% acreditam que os colegas de trabalho enxergam oportunidades na utilização da IA, e apenas 17% acham que as pessoas têm receio de que a tecnologia substitua os atuais postos de trabalho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.