A Brasil Telecom (BrT) terá em breve uma oferta de serviços de voz sobre IP (VoIP) para o mercado residencial. A operadora não confirma a data de lançamento, mas fontes próximas à empresa garantem que o anúncio oficial será feito na semana que vem, durante a Futurecom, evento que acontece em Florianópolis. A BrT será a primeira concessionária de telefonia no Brasil a oferecer serviços de VoiP para o usuário final.
Até o momento, a venda de soluções de VoiP para o mercado residencial mantém-se restrita a espelhos e empresas competitivas, como GVT e Tmais, além de companhias com licenças SCM e sem numeração local. Juntas, GVT e Tmais esperam alcançar mais de 50 mil usuários de VoiP em dezembro.
A expectativa é de que a oferta da BrT seja dirigida a seus usuários de banda larga em ADSL, que hoje são aproximadamente 800 mil. A operadora venderá adaptadores de telefones analógicos (ATAs) para conectar o aparelho telefônico ao acesso em banda larga. Cada ATA virá pré-configurado com um número local da BrT e poderá ser transportado e utilizado em qualquer lugar do mundo onde haja acesso à internet em alta velocidade. O modelo de negócios (assinatura, tarifas etc) ainda não foi divulgado.
A dúvida é o quanto a BrT investirá em marketing na divulgação do novo produto. Afinal, à primeira vista, o serviço poderia canibalizar a receita com a longa distância.
Nos EUA, a incumbent AT&T lançou VoIP apenas para constar em seu portfolio, pois até o momento não fez muito esforço para divulgar as novas soluções. Nos primeiros três meses vendeu apenas 7 mil linhas do serviço, enquanto a Vonage, especializada em telefonia IP, conquistou 250 mil usuários no mesmo período.
Mensagem Inteligente
A partir deste mês, os clientes Brasil Telecom passam a contar também com o serviço Mensagem Inteligente, criado para pessoas em constante mobilidade, que possuam várias contas de e-mail e necessitam ter acesso constante a seus recados de negócios ou de lazer. Com o serviço, o usuário pode armazenar todos os seus recados de voz, e-mails e fax num só lugar e, depois, recuperá-los por meio de qualquer terminal telefônico (fixo ou móvel) ou pela internet.
O serviço será oferecido em duas modalidades: classe básica (armazena mensagens de voz e fax) e classe vip (armazena mensagens de voz, fax e e-mails) com cobrança de um adicional mensal. Para a recuperação das mensagens, o usuário recebe a notificação de recebimento e por meio de um telefone fixo, celular ou internet pode ouvir e gerenciar as mensagens recebidas (guardar, apagar ou encaminhar).
Pelo site da Brasil Telecom, na página do serviço Mensagem Inteligente, o assinante pode manter até quatro contas de e-mails para acessar suas mensagens. Também na página do serviço, ele poderá ouvir suas mensagens de voz e visualizar e imprimir os faxes recebidos. Se estiver em trânsito, pode ligar para o serviço e ouvir seus e-mails (texto convertido em voz). Se quiser responder, basta gravar a mensagem via telefone e a pessoa recebe a resposta em sua caixa de entrada do e-mail com um arquivo de voz anexado ao mesmo.
O serviço foi lançado como piloto no Paraná em 2004 e hoje conta com cerca de 20 mil clientes. Diante desse resultado, a partir deste mês, todas as filiais da Brasil Telecom passam a oferecer o Serviço Mensagem Inteligente para seus clientes.