As soluções de segurança no ambiente corporativo são as que mais crescem atualmente dentro do segmento de software, alcançando um crescimento em torno de 13% no Brasil durante o primeiro semestre, segundo estudo da IDC. O resultado revela que os efeitos da instabilidade econômica mundial não afetaram o mercado nesse período e só devem se tornar evidentes no último trimestre do ano.
Apesar do cenário positivo, a proporção de investimentos em segurança no Brasil, no entanto, ainda é pequena em relação à média mundial. Um dos motivos é a falta de consciência quanto aos riscos existentes, especialmente por parte das pequenas e médias empresas.
Atualmente, as soluções para security content and threat management, ou seja, proteção contra vírus, spyware, spam, hackers, invasões representaram 70% do mercado brasileiro de software no primeiro semestre.
Para o analista de software da IDC, Samuel Carvalho, a área de gerenciamento de identidade, que reúne soluções para identificar o usuário e controlar o acesso, é a que mais cresce e deve responder por 17% do total de tudo que será gasto no Brasil neste ano com software de segurança.
"Esse mercado está evoluindo e um componente importante é o GRC (governança, risco e conformidade). As empresas precisam seguir normas, como Sox, PCI e outras, e necessitam de soluções de identidade. Tanto é que a principal prioridade dos executivos está em atender as regulamentações e obedecer às leis e regras. Essa preocupação está à frente, inclusive, das duas outras prioridades: melhoria do atendimento e do serviço ao cliente e a eficiência", avalia Carvalho.
Segundo ele, esse investimento crescente nas soluções de gerenciamento de identidade visa principalmente o combate à corrupção e à fraude, gestão de risco e transparência e, por enquanto, está concentrado nas grandes empresas provenientes do segmento financeiro e o de manufatura.
"O governo ainda não é um forte comprador, mas já está percebendo a necessidade desse tipo de projeto. Vale lembrar que, quanto maior o tamanho da empresa, cresce a preocupação com as ameaças de origem interna e isso estimula o mercado. Já, as pequenas empresas estão mais preocupadas em instalar produtos como antivírus e firewall para garantir a segurança", diz Carvalho.
No segmento de security content and threat management o que se percebe é que o Brasil está mostrando maior maturidade ao adquirir cada vez mais soluções integradas, em vez de produtos separados. "Esse é um mercado concentrado em poucos fabricantes tradicionais, porém, devido ao potencial dessa área, temos assistido a entrada de novas empresas que estão crescendo fortemente e podem mudar a sua configuração", explica o analista.
O analista da IDC aponta que é importante ter um modelo de licenciamento flexível nesse segmento para atender os provedores de internet, bem como estabelecer parcerias estratégicas com fabricantes de PCs para a oferta do software de segurança em um pacote único com o equipamento.
"Como se trata de um mercado bastante voltado ao segmento doméstico, é importante a presença nas redes de varejo", disse Carvalho, ressaltando que outra tendência é prover segurança nas soluções móveis, um mercado ainda pouco explorado, mas com grande potencial de crescimento.