Juiz da UE diz que tribunal errou ao rejeitar recurso da Intel contra multa de US$ 1,17 bi

0

Um conselheiro da mais alta corte da União Europeia tem jogado todo seu prestígio e influência em favor de um recurso de apelação ajuizado pela Intel contra decisão do órgão regulador antitruste do bloco econômico, que multou a empresa em US$ 1,17 bilhão por abuso de posição dominante no mercado.

O conselheiro do Tribunal de Justiça Europeu disse nesta quinta-feira, 20, que um tribunal de primeira instância cometeu erro de julgamento em 2014, quando negou recurso à empresa contra a decisão "em sua totalidade." Ele defende que o caso seja reexaminado para determinar se o comportamento da Intel realmente prejudicou a concorrência, informa o The Wall Street Journal.

Embora o parecer não seja vinculante, os juízes da Suprema Corte da União Europeia normalmente votam de acordo com a opinião do consultor.

A decisão do tribunal pode ajudar a Intel a recuperar grande parte ou a totalidade da multa que a empresa teve que pagar à Comissão Europeia, autoridade da concorrência do bloco. A comissão impôs uma multa recorde à empresa em 2009 por abuso de posição dominante no mercado de microprocessadores.

A Comissão Europeia acusa a fabricante de chip de ter concedido, entre 2002 e 2007, descontos aos quatro grandes fabricantes de computadores — Dell, HP Inc., a japonesa NEC e a chinesa Lenovo — para usar seus microchips.

Em sua investigação, o órgão concluiu que a Intel usou os descontos, juntamente com a sua posição dominante no mercado, para excluir a rival AMD do mercado, resultando em menos opções aos consumidores. A UE também disse a Intel fez pagamentos a varejista de produtos eletrônicos Media Saturn Holding para que somente vendesse computadores com seus microprocessadores.

A Intel recorreu, argumentando que o órgão regulador obteve provas escolhidas seletivamente, tirando conclusões falsas baseadas em especulações encontradas em e-mails, e ignorou evidências de que a AMD não foi prejudicada.

Na decisão de 2014 decisão, o tribunal de primeira instância disse que a comissão havia comprovado, de modo suficiente juridicamente, que os descontos concedidos pela Intel poderiam restringir a concorrência. Mas, segundo a empresa, o tribunal não demonstrou que os abatimentos prejudicaram os concorrentes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.