NEC investe em soluções de reconhecimento facial e analytics para o varejo

0

A NEC está ampliando seu portfólio de soluções avançadas direcionadas ao setor varejista, com o objetivo de trazer ao mercado  tecnologias que impactam mercado, a exemplo de Big Data e Analytics, além da utilização da biometria facial, como uma ferramenta para os sistemas de prevenção a fraudes e para o pagamento sem uso de cartão, senha e impressão digital.

A solução de reconhecimento facial proprietária da NEC – NeoFace Watch, reconhecida por ter o algoritmo rápido e preciso de autenticação, segundo o National Institute of Standards and Technology (NIST), dos Estados Unidos, tem sido utilizada para dar mais segurança às transações comerciais. Já em uso no Brasil, a tecnologia de reconhecimento facial fornecida pela NEC tem elevado à confiabilidade dos sistemas, que avaliam os processos de aprovação de crédito em grandes redes varejistas. Por meio da identificação do rosto da pessoa é possível fazer a comparação com uma base de dados, onde estão armazenadas todas as informações, inclusive a face do indivíduo do documento apresentado. Desta forma, evita-se a ocorrência de fraudes no mercado, uma prática com enorme incidência no país.

"No varejo, a tecnologia pode ser aplicada tanto para a segurança dos cidadãos, que têm seu nome e reputação resguardados por meio de um sistema que assegura se o indivíduo que está requerendo o crédito é de fato o dono dos documentos apresentados, quanto para a comodidade dos clientes", afirma Wagner Coppede Jr., diretor de Soluções e Engenharia da NEC no Brasil.

Outra aplicação é o uso da tecnologia de reconhecimento facial para autorização de pagamento eletrônico. A funcionalidade, que já vem sendo realizada no Japão, é uma das apostas da NEC para revolucionar o mercado mundial, uma vez que utiliza a biometria facial para a autorização da transação. "De maneira não invasiva, a partir de agora, é possível fazer pagamentos sem o uso de cartões ou senhas, mas apenas com a identificação pessoal. Algo efetivo e, ao mesmo tempo, simples, proporcionando uma melhor experiência ao cliente", complementa Coppede.

A NEC também tem uma solução de frente de caixa para PDV (Ponto de Venda). Trata-se de um equipamento com dois monitores coloridos, touch screen, um deles totalmente direcionado ao cliente, que pode visualizar com facilidade toda a transação. Desta maneira, o sistema traz uma nova forma de comunicação com o consumidor do estabelecimento, que permite ainda mais interação, além de inserção de informações e a compra de serviços adicionais. Essa solução pode aliar ao perfil dos clientes os dados de compras que costumam fazer e os gostos por determinados produtos utilizando as tecnologias de Big Data e Analytics.

"O varejo tem sofisticado cada vez mais vários setores de seu negócio e o momento de efetivar a compra é chave para garantir a fidelização e a satisfação dos clientes. A experiência do consumidor no ato do pagamento é comprovadamente a que mais fica marcada em sua mente e pode atrair ou afastá-lo da loja de forma definitiva. Por isso, vale a pena investir em soluções modernas, que proporcionem tranquilidade e segurança aos compradores", explica o  executivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.