Grupo ATEM revoluciona sua gestão de TI com o Datadog e BW Soluções

0

Branded content – O Grupo ATEM, referência em setores cruciais como combustíveis, logística, construção naval e refino de petróleo, tem enfrentado desafios significativos durante seu notável período de expansão recente. Sua abrangência, presente em 13 estados do Brasil, com uma refinaria e 7 bases de distribuição ativas, além de uma rede de mais de 350 postos franqueados, revela sua capacidade para movimentar anualmente cerca de 9 bilhões de litros de combustíveis.

A aquisição da única refinaria na região norte, por meio do processo de privatização, demandou uma rápida implementação de tecnologias essenciais para o negócio. O desafio principal residia na transição segura de aproximadamente 70 sistemas, abrangendo pessoas, processos e tecnologia, a fim de garantir a continuidade dos processos operacionais e produtivos, sem interrupções prejudiciais para a sociedade. Essa transformação digital resultou em uma demanda crescente por rastreamento de bugs, otimização de recursos, gestão de cloud e garantia de segurança da informação. Diante desse contexto desafiador, o Grupo ATEM empreendeu uma busca no mercado por soluções capazes de suprir essas novas demandas.

Datadog com BW Soluções

Em busca de uma solução eficaz, o Grupo ATEM fez contato com diversas empresas, e recebeu a recomendação do Datadog. E neste mesmo período, concomitantemente à tudo isso, a BW Soluções também abordou o Grupo ATEM, para apresentação da solução.

O Datadog ganhou destaque devido sua abrangente capacidade de Application Performance Monitoring (APM), oferecendo recursos avançados de solução de problemas, como rastreamento de erros e rastreamento distribuído em nível de código, bem como a capacidade de correlacionar com as métricas e logs, acelerando a resolução de problemas.

Indo além do que se imaginava, a BW Solução apresentou as features de Segurança da Informação do Datadog, que proporcionaram detecção de ameaças em tempo real e auditorias contínuas de configuração em aplicativos, hosts, contêineres e infraestrutura em nuvem.

O uso do RUM permitiu que os analistas de produtos tomassem decisões informadas com base no mapeamento de calor, que geram a visibilidade do que funciona ou não para os usuários. A funcionalidade de Session Replay apresentou bugs e informações, que aceleraram a identificação e correção de problemas, melhorando a experiência do usuário.

Superando Desafios

A implantação do Datadog em uma empresa em rápido crescimento não foi isenta de desafios. As equipes, tanto da BW Soluções como do Grupo ATEM, altamente comprometidas, conseguiram superar esses obstáculos, garantindo uma implementação eficiente. A solução de observabilidade do Datadog permitiu ao Grupo ATEM adaptar suas operações para aproveitar ao máximo suas capacidades.

Rafael Gurgel, Diretor de TI e Transformação Digital da empresa, destacou: "Enfrentamos um desafio significativo devido ao monopólio no processo de refino e à complexidade dos processos produtivos e operacionais de uma refinaria. No Brasil, havia somente uma empresa atuando nesse setor e, com a privatização, nos tornamos uma figura de destaque nesse mercado vital para a sociedade. Para superar esse obstáculo, nos empenhamos em compreender profundamente o negócio e implementar uma transformação digital em sua operação. A planta está em um contínuo processo de modernização e digitalização, beneficiando a sociedade, bem como toda a cadeia de fornecedores e clientes, com produtos de alta qualidade e competitivos. O Grupo ATEM possui uma equipe interna de engenharia que desenvolveu vários desses sistemas, enquanto o Datadog, com o suporte da BW Soluções, nos proporcionou visibilidade e agilidade na identificação e resolução de problemas que ocorreram no desenvolvimento e monitoramento contínuo durante a sustentação. Além disso, essa parceria nos ajudou a projetar soluções escaláveis e baseadas em nuvem."

Eficiência e Segurança Aprimoradas

Os resultados da implementação do Datadog no Grupo ATEM são notáveis. A segurança foi aprimorada e a eficiência operacional alcançou níveis sem precedentes. O Grupo ATEM agora se encontra em um cenário que se desloca de "bom" para "ótimo", com expectativas de atingir um patamar "excelente" no próximo ano. O Datadog capacitou a equipe a tomar decisões informadas com base em dados de observabilidade, acelerando a resolução de problemas e otimizando as operações da empresa.

Parceria Bem-Sucedida

A BW Soluções não apenas forneceu uma solução eficaz, mas também se mostrou um parceiro confiável e competente. Anderson Cruz, Gerente de Desenvolvimento do Grupo ATEM, resumiu a parceria afirmando: "O diferencial da BW são os profissionais muito competentes e capazes de trazer soluções aderentes à nossa realidade. Vejo que temos um futuro promissor nessa parceria".

Conclusão

O Grupo ATEM passou por uma transformação digital acelerada e, por meio da parceria com a BW Soluções, implementou o Datadog. Esse processo transformou um cenário desafiador em uma história de sucesso, marcada por eficiência operacional, redução de custos, otimização de recursos e aprimoramento da segurança. Agora, equipado com o Datadog, o Grupo ATEM está preparado para enfrentar os desafios futuros e continuar sua trajetória de crescimento impressionante no mercado corporativo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.