A AleCred, braço de produtos e serviços financeiros da AleSat, quinta maior distribuidora de combustíveis do país e detentora da marca Ale, acaba de anunciar parceria com a operadora de telefonia móvel Claro e a Minutrade, empresa de marketing de incentivo, para lançar um programa de recompensa para seu cartão de crédito, o Cartão Ale MasterCard.
Ao receber o cartão, o consumidor recebe também um chip pré-pago da Claro, caso ainda não seja cliente da operadora e, ao realizar compras em qualquer estabelecimento comercial, ganhará créditos para falar no celular. O cartão de crédito da Ale já está disponível nos 1,7 mil postos da rede.
A empresa tem metas ambiciosas. Segundo explica o diretor de serviços financeiros da companhia, Carlos Donzelli, poderão usufruir dos serviços todas as pessoas que residem nas mais de 700 cidades atendidas pela rede Ale — cerca de 80 milhões de pessoas — e que aderirem ao Cartão Ale MasterCard. Logo no primeiro ano, a AleCred espera a adesão de 50 mil clientes.
O projeto para o cartão foi desenvolvido com a Claro, que identificou no programa boa oportunidade de reforçar seu posicionamento no mercado e conquistar novos clientes. A solução está baseada em uma plataforma de microrrecompensa desenvolvida pela Minutrade.
"A Claro é a primeira operadora a abraçar o programa e as possibilidades são várias. Nesse caso, a premiação será feita com créditos para chamadas de voz, mas é possível também desenvolver campanhas em que a recompensa sejam mensagens de SMS, ringtones, tráfego de dados e outros serviços", esclarece Fiamma Zarife, diretora de serviços de valor agregado e roaming da Claro.
"Através dessa plataforma de microrrecompensa para programas de incentivo, conseguimos viabilizar ações inéditas que contemplem também os consumidores de baixo poder aquisitivo, que se sentem excluídos de campanhas motivacionais e de fidelização, nas quais, para participar, é sempre preciso consumir valores muito elevados", assinala Eduardo Jacob, CEO da Minutrade. Ele observa que a maioria de usuários de celular no Brasil é formada por clientes de planos pré-pagos e, com isso, a Minutrade espera uma grande adesão, "já que o benefício é realmente tangível e inovador, além de ser o primeiro programa de recompensa a trabalhar com serviços de telefonia".
O sistema desenvolvido para Ale e Claro funciona com um mecanismo de resgate de crédito automático. Ao pagar a fatura do cartão, os créditos no celular são automaticamente disponibilizados. A cada R$ 50 em compras, o cliente pré-pago ganha R$ 1 em créditos no celular. No caso de consumidores que já são clientes da Claro, os créditos vão para o chip que o usuário já tem. O programa de recompensa também vale para quem tem o plano pós-pago. O usuário dessa modalidade recebe, a cada R$ 50 em compras com o Cartão Ale MasterCard, 1 minuto de crédito na conta de celular. Em caráter promocional, por tempo indeterminado, o cliente que ativar o seu Cartão Ale ganhará R$ 15 de crédito no chip Claro ou 15 minutos, no caso de planos pós-pagos.
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