O lançamento do tablet PC da Apple pode abrir uma disputa feroz com o Google e acirrar ainda mais a rivalidade entre as duas empresas. Fontes ouvidas pelo The Wall Street Journal disseram que a fabricante do iPod está em negociações com empresas de mídia para fechar acordos de distribuição de conteúdo.
As fontes revelaram também que o New York Times, as editoras Condé Nast Publications e HarperCollins e o grupo de mídia News Corp. acertaram com a empresa para veicular seus conteúdos no novo tablet, por meio de tecnologias usadas em leitores eletrônicos. Ainda de acordo com essas pessoas, a Apple também está negociando com a emissora de televisão CBS e com a Walt Disney, dona do canal ABC, para veicular as programações de TV no novo ultraportátil.
De acordo com análise do jrnal americano, a abordagem da Apple em relação à mídia tradicional é bem diferente da do Google, já que o site de buscas oferece o conteúdo de forma gratuita para qualquer usuário. A empresa de Steve Jobs pretende veicular as notícias apenas para seus clientes e, em vez de adotar estratégias de apoio à criação do usuário, prefere investir na compra de conteúdo de emissoras, jornais e revistas.
Segundo uma das fontes, Jobs é "um grande entusiasta dos meios tradicionais de mídia e pretende ajudá-los a alcançar mais público e a descobrir novas formas de distribuição".
- Acordo com gigantes