Brasil atinge o quarto lugar no ranking mundial de PCs

0

As vendas de PCs no mercado brasileiro alcançaram 13,7 milhões de unidades no ano passado, o que representa um crescimento de 23,5% na comparação com 2009, segundo dados da IDC. O resultado colocou o país no quarto lugar do ranking mundial em vendas, ficando atrás de Estados Unidos, China e Japão.
O volume de PCs comercializados, inclusive, superou as expectativas da consultoria, cuja estimativa, fetia no início de 2010, apontava para 13,2 milhões de computadores vendidos. Com isso, o saldo foi 3,6% maior do que o projetado pelo empresa. "Se somássemos o número de tablets comercializados no Brasil, cerca de 100 mil unidades, chegaríamos ao total de 13,8 milhões de equipamentos", acrescentou o gerente de pesquisas da IDC, Luciano Crippa.
Do total de PCs vendidos no país no ano passado, os desktops representaram 55%, enquanto que os laptops, que incluem notebooks e netbooks, responderam pelos 45% restantes.
A IDC revela, ainda, que 65% das vendas de PCs foram para usuários domésticos e 35% para o mercado corporativo, incluindo os segmentos de educação e governo. Crippa ressalta que a influência dos tablets no mercado de PCs é certa, principalmente no que diz respeito ao segmento de netbooks.
Somente no último trimestre de 2010 as vendas de PCs tiveram expansão de 15%, alcançando 3,6 milhões de máquinas, sendo 52,5% desktops e 47,5% laptops. O gerente de pesquisas da IDC aponta, no entanto, que, ao contrário de como tradicionalmente acontece, o quarto trimestre não foi o período mais forte em vendas de PCs.
"Com a antecipação do varejo nas compras de fim de ano, o terceiro trimestre foi o período mais forte em vendas de PCs do ano passado", enfatizou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.