As vendas de PCs no mercado brasileiro alcançaram 13,7 milhões de unidades no ano passado, o que representa um crescimento de 23,5% na comparação com 2009, segundo dados da IDC. O resultado colocou o país no quarto lugar do ranking mundial em vendas, ficando atrás de Estados Unidos, China e Japão.
O volume de PCs comercializados, inclusive, superou as expectativas da consultoria, cuja estimativa, fetia no início de 2010, apontava para 13,2 milhões de computadores vendidos. Com isso, o saldo foi 3,6% maior do que o projetado pelo empresa. "Se somássemos o número de tablets comercializados no Brasil, cerca de 100 mil unidades, chegaríamos ao total de 13,8 milhões de equipamentos", acrescentou o gerente de pesquisas da IDC, Luciano Crippa.
Do total de PCs vendidos no país no ano passado, os desktops representaram 55%, enquanto que os laptops, que incluem notebooks e netbooks, responderam pelos 45% restantes.
A IDC revela, ainda, que 65% das vendas de PCs foram para usuários domésticos e 35% para o mercado corporativo, incluindo os segmentos de educação e governo. Crippa ressalta que a influência dos tablets no mercado de PCs é certa, principalmente no que diz respeito ao segmento de netbooks.
Somente no último trimestre de 2010 as vendas de PCs tiveram expansão de 15%, alcançando 3,6 milhões de máquinas, sendo 52,5% desktops e 47,5% laptops. O gerente de pesquisas da IDC aponta, no entanto, que, ao contrário de como tradicionalmente acontece, o quarto trimestre não foi o período mais forte em vendas de PCs.
"Com a antecipação do varejo nas compras de fim de ano, o terceiro trimestre foi o período mais forte em vendas de PCs do ano passado", enfatizou.
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