O SAS dará início a um projeto totalmente voltado para a inovação no Brasil, com início no primeiro trimestre de 2019. Farão parte da iniciativa um showroom totalmente dedicado à experimentação de novas tecnologias e um novo laboratório voltado para o desenvolvimento de projetos com a comunidade de parceiros e startups. O objetivo é estimular o desenvolvimento de ideias orientadas a dados e Analytics, levar a tecnologia para mais perto das pessoas e reforçar a imagem do SAS como uma empresa criativa, com um modelo de negócios pautado pela cultura inovadora.
Para isso, o SAS irá inaugurar em sua sede, em São Paulo, dois espaços destinados ao projeto. Um deles, denominado SAS Garage, servirá como um ambiente de coworking para clientes e parceiros e também será voltado para o desenvolvimento de startups. O outro ambiente é o SAS Experience Zone, um showroom por meio do qual os visitantes terão acesso a um conjunto de experimentos voltados à Internet das Coisas, ao machine learning e ao reconhecimento de imagens, por exemplo.
Com os novos ambientes, o SAS pretende apresentar ao público as novas tecnologias de modo que ele possa experimentá-las de maneira intuitiva. "Queremos oferecer um ambiente de incentivo para que as pessoas consigam, com a ajuda tecnológica e intelectual do SAS, a colocar suas ideias e experimentos em prática, voltadas para solucionar problemas do cotidiano, sejam em seus trabalhos ou em suas vidas pessoais", diz o head de Inovação do SAS América Latina, Bruno Maia.
A decisão de iniciar regionalmente um projeto de inovação – México e Colômbia terão essa mesma iniciativa no segundo semestre – partiu dos resultados positivos que a empresa obteve nos últimos três anos, desde o lançamento da solução SAS Viya à sua plataforma na nuvem. Como resultado, o SAS aprimorou sua experiência analítica, direcionando-a para processos de desenvolvimentos ágeis e experimentais e abrindo a possibilidade de startups e parceiros terem acesso a um ecossistema de tecnologias disruptivas.
O programa também irá fomentar outras iniciativas, como Datathons (um tipo de hackathon baseado unicamente em dados) e Meetups. Para isso, o SAS está incentivando a comunidade de parceiros ou participantes externos a desenvolver projetos ou adquirir conhecimentos com finalidades específicas de negócios ou de caráter social. Há ainda o Data Analytics Lab, projeto de comprovação tecnológica voltado para clientes, em que o SAS irá armazenar e analisar dados estruturados e não estruturados das empresas. O objetivo é comprovar, em um período de 10 a 12 semanas, a redução de custos e riscos, executando analise avançada de alto desempenho e utilizando tecnologias SAS em Hadoop.