A economia da internet no Brasil atingirá US$ 89 bilhões em 2016, ou 2,4% de um PIB estimado em US$ 3,7 trilhões. Em 2010, essa participação era de 2,2% sobre um PIB de US$ 2,1 trilhões. Os dados são do estudo The Connect World:The $4,2 Trillion Opportunity – The Internet Economy in The G-20, que acaba de ser divulgado pelo The Boston Consulting Group (BCG).
O BCG revela, ainda, que, embora detenham os grandes players de tecnologia, como Microsoft, Google e Apple, os norte-americanos não são os líderes proporcionais em comércio eletrônico. Em 2016, os Estados Unidos serão o 7º país no ranking por participação do varejo virtual em relação ao total. Seu comercio online representará 7,1% do total,, abaixo da média dos países desenvolvidos (8,5%).
No topo da lista, estará o Reino Unido, onde o varejo online deverá representar 23% do varejo total. Em seguida vêm a Alemanha (11,7%), Austrália (8,9%), Coréia do Sul (8,1%), Arábia Saudita (8,0%) e Itália (8,0%). O Brasil aparece na 12ª colocação, com as vendas virtuais respondendo por 4,3% do varejo total em 2016.
Segundo o estudo, em 2011 a internet terá 3 bilhões de usuários no mundo, quase metade da população do planeta.