A chave para o sucesso entre TI e negócio

0

O crescimento do volume de dados, as mudanças tecnológicas e as necessidades de segurança são alguns dos fatores que estão transformando a TI. Trata-se de algo maior do que uma atualização tecnológica, pois requer mudanças tanto na forma da prestação de serviços quanto na maneira que o negócio consome a tecnologia, tirando proveito da flexibilidade e agilidade que a nuvem oferece, ampliando o valor para o negócio com o big data analytics, melhorando a gestão de riscos e aumentando a segurança da operação com base na segurança ou "trust".

Alguns exemplos de como as empresas tem adotado essa atualização tecnológica são: o uso do big data analytics para obter informações valiosas do mercado antes de lançar uma nova campanha ou produto; departamentos de segurança de TI que garantem um ambiente mais seguro para suas operações e aplicações críticas; e o aumento da agilidade com redução do custo operacional da infraestrutura, ao passar de um modelo tradicional de data center para a TI como serviço ou ITaaS (IT as a Service).

Essa tendência global não exclui a América Latina. Embora a maioria das empresas esteja fazendo investimentos iniciais — e algumas ainda estão em andamento —, os serviços consultivos estão se tornando cada vez mais críticos nesse novo modelo de negócios, auxiliando os líderes de TI no planejamento de maneira apropriada do seu processo de transformação tecnológica, conhecendo seu potencial e visualizando de que forma tais benefícios impactam nas suas organizações.

As empresas que atualmente passam por essa "travessia" estão revisando a maneira como gerem e orquestram os serviços de TI, avaliando como modernizar suas aplicações para ambientes na nuvem; como criar novas soluções ágeis e flexíveis para seus clientes, com a finalidade de acelerar a geração de renda; como transformar dados complexos em informação valiosa para o negócio; e como administrar adequadamente os riscos, estar em conformidade com as normas e garantir segurança nesse novo modelo de TI.

É aqui que as companhias líderes da indústria de serviços de consultoria auxiliam os clientes a gerenciar suas informações e enfrentar os desafios de negócios, proporcionando orientação sobre as melhores práticas, conhecimento da indústria e especialização em tecnologia. Seu suporte é fundamental para iniciar esse caminho rumo à transformação de TI, conduzindo a estratégia para uma sólida execução.

* Christiano Lucena é vice-presidente de serviços globais da EMC na América Latina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.