O varejo é um dos setores que mais vem se transformando digitalmente com o passar dos anos, ao acompanhar as diversas mudanças nos hábitos e experiências esperados pelo consumidor e influenciando outros segmentos da economia Essa transformação também impacta diretamente áreas como distribuição, mobilidade e logística. Pensando nisso, a Paytec, adquirida em 2022 pela Getnet Brasil, empresa de tecnologia do grupo global PagoNxt, acaba de anunciar um novo posicionamento ao mercado, passando a se chamar Mobyan, de olho nestas transformações e necessidades do mercado.
"A partir de agora, deixamos de oferecer apenas serviços técnicos de pagamento para sermos uma ferramenta de transformação da Getnet, atuando com novos serviços de distribuição para outras empresas. Temos um plano de diversificação e entrada em outros segmentos, utilizando a tecnologia para tomar decisões rápidas e alcançar maior mobilidade em todas as pontas, seja fazer chegar de forma rápida as melhores soluções para os lojistas da Getnet, quanto fazer chegar na mão do consumidor final o produto que ele deseja dentro de todos os padrões de qualidade esperados", afirma Flavio Amaral, CEO da Mobyan (foto).
A Mobyan conta com um time de 850 colaboradores próprios e aproximadamente 1.000 terceirizados, atuando nos mais de 5.550 municípios brasileiros, com mais de 300 pontos de distribuição no País, sendo os principais em Barueri-SP, Belo Horizonte-MG e Recife-PE, visando uma maior capilaridade e velocidade de entrega, onde 60% dos atendimentos já são realizados em até 1 dia. Já foram realizadas mais de 2 milhões de visitas aos clientes Getnet, e toda esta cadeia de distribuição será utilizada para expandir os serviços da Companhia.
Segundo Fabrício Chaves, Vice Presidente de Operações na Getnet, a Mobyan é uma forte alavanca de crescimento na empresa. Ele afirma que a aquisição da Paytec, no passado, foi com foco em uma composição estratégica de negócios para a Getnet.
"Sabemos que a logística é muito relevante sob a perspectiva do cliente, afinal, o Brasil é um país com grande extensão geográfica e ter uma estrutura própria, com know how como é o caso da Mobyan, é um importante diferencial competitivo para prover um excelente serviço aos nossos clientes", diz ele.
Adicionalmente, Chaves explica que a operação da Getnet se tornou mais eficiente, com redução em torno de 30% de custos logísticos e acelerando a agenda ESG sobretudo no que se refere a impacto ambiental, através da redução de emissão de carbono com veículos elétricos e uma menor geração de resíduos eletrônicos com práticas eficientes de reuso e reciclagem.
Hoje, o faturamento da Mobyan é 400% maior do que o valor que faturaram em 2022, no momento da aquisição da companhia. Além disso, a empresa possui uma frota de motos elétricas, visando contribuir com práticas sustentáveis
"Olhando para o futuro, queremos fortalecer nosso potencial como provedor de uma economia circular e trazer cada vez mais a visão de indústria 4.0 para dentro da Getnet. Além disso, miramos uma verticalização de serviços e processos já no curto prazo. Temos no radar, inclusive, atuar com a impressão 3D de componentes de alguns terminais", completa Amaral.