Ferramenta gratuita permite avaliar grau de inovação de empresas

0
87

O que é preciso mudar para uma empresa ser um ambiente favorável à inovação? Como medir o grau de abertura a transformações, parcerias e novos modelos de negócio? Para ajudar a responder essas perguntas, e permitir que empresas avaliem os gargalos em direção a uma nova cultura corporativa, foi criada a ferramenta "Diagnóstico de Inovação", uma avaliação gratuita, instantânea, personalizada e online. A iniciativa é da AEVO, especialista em gestão da inovação que já impactou mais de 250 mil profissionais no Brasil, e da Inventta, consultoria de inovação e estratégia há 17 anos no mercado atendendo as empresas mais inovadoras do Brasil.

Um questionário completo, elaborado a partir da experiência das duas empresas, está disponível em https://diagnosticodeinovacao.com.br/. Ao final, o representante da organização que responde todas as questões recebe um relatório robusto com os resultados, sugestões de melhorias, análises de pontos estratégicos, entre muitos outros detalhes que são essenciais para o impulso à inovação no ambiente corporativo. Todas as informações obtidas são confidenciais e de uso exclusivo do respondente.

A metodologia do diagnóstico é organizada em quatro pilares: maturidade do modelo de gestão, diversidade de esforços, DNA da inovação e momento do negócio. No primeiro pilar, onde é avaliada a robustez da governança, há cinco níveis de classificação: iniciante, baixa, média, avançado ou referência. Com base na posição obtida, sugestões de adaptações são feitas aos representantes.

"Nosso intuito é fomentar o movimento por inovação nas empresas. Primeiro, é preciso que tenham esse olhar e enxerguem como podem avançar. Não dá mais para inovar sozinho e atender às demandas cada vez mais urgentes. A colaboração e abertura ao novo são essenciais. Com essa iniciativa, oferecemos um modelo para orientar as empresas a, de fato, tornarem concretos seus esforços nesse sentido", afirma Luís Felipe Carvalho, CEO da AEVO, que fornece outras dicas e debate tendências por meio de encontros com especialistas no Clube AEVO, newsletter AEVO Boost e no blog oficial. "Na nossa atuação junto a grandes empresas vemos que até os ambientes mais hierarquizados conseguem estabelecer processos mais horizontais, que favorecem a inovação mais rápida", acrescenta o executivo.

Deixe seu comentário