A Sophos lança nesta quarta-feira, 21, novos dispositivos de firewall da série XGS com desempenho de alta performance e proteção avançada contra ataques cibernéticos. Esses dispositivos apresentam a melhor inspeção de Segurança da Camada de Transporte (TLS) do setor, incluindo suporte nativo para TLS 1.3, que é até cinco vezes mais rápido do que outros modelos disponíveis no mercado hoje.
"Os dispositivos da série Sophos Firewall XGS representam a atualização de hardware mais significativa que já lançamos e apresentam detecção, proteção e velocidade incomparáveis", explica Dan Schiappa, diretor de produto da Sophos. "As equipes de segurança não podem mais se dar ao luxo de ignorar o tráfego criptografado com medo de quebrar algo ou prejudicar o desempenho — há muito risco em jogo. Redesenhamos completamente o hardware do Firewall Sophos para lidar com a moderna Internet criptografada. As equipes de segurança agora têm a capacidade de inspecionar facilmente o tráfego criptografado e iluminar o que costumava ser um buraco negro, e podem fazer isso com segurança, sem comprometer o desempenho", reforça o diretor.
Cibercriminosos cada vez mais usando TLS para evitar a detecção
Para detectar essa vulnerabilidade no mercado, a Sophos está lançando também nova pesquisa: "Quase metade do malware agora usa TLS para ocultar comunicações", que identifica um aumento no número de cibercriminosos usando essa estratégia em seus ataques. Cada vez mais popular, a tática é usada por criminosos para criptografar e encapsular o conteúdo de comunicações maliciosas para evitar a detecção enquanto realizam ataques.
Segundo a pesquisa, 45% dos malwares detectados pela Sophos de janeiro a março de 2021 usaram TLS para ocultar comunicações maliciosas. Isso é um aumento impressionante em relação aos 23% relatados pela Sophos no início de 2020. A empresa também viu um aumento no uso de TLS para realizar ataques de ransomware no ano passado, especialmente com ransomware implantado manualmente, em sua maioria composta de malware de comprometimento inicial, como carregadores, droppers e instaladores baseados em documentos, como BazarLoader, GoDrop e ZLoader.
"O TLS, sem dúvida, mudou a privacidade das comunicações na Internet para melhor, mas por todo o bem que fez, também tornou muito mais fácil para os invasores baixar e instalar módulos maliciosos e exfiltrar dados roubados — bem debaixo do nariz das equipes de segurança de TI e da maioria das tecnologias de segurança ", explica Schiappa. "Os invasores estão aproveitando os serviços da web e nuvem protegidos por TLS para entrega de malware e para comando e controle. Seu malware de comprometimento inicial é simplesmente a guarda avançada para grandes ataques, pois eles estão montando acampamento para a artilharia pesada que se segue, como o ransomware", afirma o executivo.
Acelerando a proteção contra ameaças
Equipados com a arquitetura Xstream do Sophos Firewall, os dispositivos da série XGS oferecem a melhor proteção contra ameaças Zero Day do setor, identificando e interrompendo as potenciais ameaças mais avançadas e conhecidas — incluindo ransomware. A proteção é alimentada por uma poderosa inteligência de ameaças, disponível apenas por meio do SophosLabs Intelix e baseada em petabytes de dados de ameaças da SophosLabs. Arquivos suspeitos são detonados com segurança em ambientes virtuais SophosLabs Intelix, bem como submetidos a análises estáticas aprofundadas para cobertura de detecção adicional e coleta de inteligência.
Os novos processadores de fluxo Xstream nos dispositivos aceleram automaticamente o tráfego confiável, como software como serviço (SaaS), rede de longa distância definida por software (SD-WAN) e aplicativos em nuvem, fornecendo espaço máximo para tráfego que exige TLS e inspeção profunda de pacotes. Isso reduz muito a latência e melhora o desempenho geral de aplicativos de negócios importantes, especialmente aqueles que usam dados em tempo real. Além disso, os processadores de fluxo Xstream são programáveis por software, permitindo que a Sophos descarregue tráfego adicional no futuro. Juntamente com a flexibilidade para aprimorar e adaptar a conectividade no próprio hardware, isso protege o investimento em hardware dos clientes durante todo o seu ciclo de vida, ao mesmo tempo que protege seus negócios.
A Sophos fornece um painel único e intuitivo para visibilidade de tráfego TLS e inspeção de problemas, onde administradores de segurança podem adicionar exceções para fluxos problemáticos com um clique. O desempenho também é otimizado fora da caixa com um amplo conjunto de regras que são atualizadas e mantidas pela SophosLabs para excluir o tráfego seguro da inspeção.
Os dispositivos e firmware da série Sophos Firewall XGS já estão disponíveis e são facilmente gerenciados na plataforma Sophos Central baseada em nuvem, juntamente com todo o portfólio da Sophos de soluções de segurança cibernética de próxima geração. As soluções compartilham inteligência de ameaças e respondem automaticamente a incidentes de segurança por meio da abordagem de segurança sincronizada exclusiva da Sophos. A integração com o Sophos Managed Threat Response (MTR) aumenta ainda mais a proteção com análise humana para detecção e resposta totalmente gerenciadas 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Disponibilidade
O desktop Sophos Firewall Série XGS e a maioria dos dispositivos de rackmount 1U estão disponíveis para compra imediata exclusivamente por meio dos canais globais da Sophos, que juntos somam mais de 53 mil parceiros e provedores de serviços gerenciados (MSPs). Esses modelos são ideais para organizações pequenas, médias e distribuídas como uma solução de segurança de rede all in one com um excelente custo-benefício e diversas opções de conectividade complementar. Modelos adicionais projetados para ambientes corporativos que exigem rendimento máximo para configurações de rede mais complexas estarão disponíveis nas próximas semanas. O licenciamento simplificado inclui proteção integrada com suporte aprimorado para a proteção máxima.
[…] Fonte: https://tiinside.com.br/21/04/2021/sophos-lanca-novos-dispositivos-de-firewall/ […]