Internet já é o segundo canal de solicitação de produtos financeiros, diz estudo

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Uma pesquisa mundial realizada pela Netpop Research apurou que a internet é usada ativamente no processo de pesquisa e decisão por produtos financeiros. A rede mundial já é o segundo principal canal de solicitação e aquisição de produtos financeiros, além de ser uma grande plataforma para a aquisição e a retenção de clientes, segundo o estudo. Uma prova disso é que 55% dos participantes da pesquisa disseram ter solicitado o produto financeiro na agência e 25% pela rede mundial. Além disso, 41% disseram que pretendem realizam novos investimentos nos próximos seis meses.
O levantamento constatou também que a decisão por produtos financeiros acontece no médio prazo e mais da metade do tempo empregado na pesquisa é passado on-line. Sites das empresas e ferramentas de buscas são as fontes determinantes no processo de pesquisa e decisão. De acordo com a Netpop, 54% do tempo empregado na pesquisa por produtos financeiros foi passado na rede, enquanto 84% dos entrevistados levaram até quatro semanas no processo de pesquisa e decisão por produtos financeiros. Ainda conforme o estudo, 74% pesquisaram a respeito de tarifas ou promoções especiais.
As fontes determinantes para a tomada de decisão sobre produtos financeiros são: sites de bancos, ferramentas de buscas e sites de cartão de crédito. E mais: 79% dos participantes disseram considerar as ferramentas de buscas "muito importante" no processo de pesquisa e decisão e 98% declararam que utilizam o Google para pesquisar produtos financeiros.
Os entrevistados revelaram que utilizam a internet para obter informações detalhadas sobre os produtos financeiros, mesmo quando impactados por uma mídia off-line. Em relação a este último caso, eles disseram que conselhos de amigos e de vendedores são as fontes off-line determinantes no processo de pesquisa e decisão. Mas, independente da mídia off-line utilizada, mais da metade dos entrevistados disse ficar fortemente motivado a utilizar a internet para obter mais informações. Além disso, 76% dos participantes da pesquisa afirmaram que prestaram atenção aos anúncios no formato banners, 70% aos links patrocinados e 61% aos anúncios em vídeos.
O dado mais interessante é que 73% afirmam que clicam em anúncios on-line quando estão realizando pesquisas gerais e coletando informações relevantes sobre produtos financeiros, enquanto 57% disseram clicar quando estão decidindo onde e quando obter o produto. Para a maioria, os anúncios on-line divertem, introduzem novidades e prendem a atenção.

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