Depois de levantar uma série de questões e suspeitas em relação à compra da plataforma para publicidade móvel AdMob pelo Google, a Federal Trade Commission (FTC), órgão do governo dos Estados Unidos que investiga contratos comerciais e dados fiscais de empresas e pessoas físicas, decidiu liberar o negócio. A FTC classificou a aquisição como "inofensiva" para a competição do setor.
Em comunicado publicado nesta sexta-feira, 21, o órgão declarou que suas preocupações foram "sobrepostas por recentes desenvolvimentos do mercado, mais especificamente a criação de uma plataforma de publicidade móvel pela Apple [o iAd]". A FTC ponderou, ainda, que a compra do AdMob pelo Google e o desenvolvimento da plataforma própria da Apple acabaram por beneficiar a competição do setor, pois muitas empresas passaram a desenvolver, ou comprar, plataformas de vendas de anúncios em smartphones para competir com os aparelhos das duas empresas.
Quando anunciada, a compra do AdMob pelo Google levantou suspeitas no FTC de que seria uma tentativa de monopolizar a venda de publicidade em dispositivos móveis, e decidiu ouvir as opiniões das demais empresas e especialistas no setor. Mas, quando a Apple anunciou a criação do iAd, a FTC entendeu que a presença de mais uma grande companhia na competição estimularia a participação de empresas menores (veja mais informações em "links relacionados" abaixo).
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