Trinta porcento das empresas na América Latina ainda não conseguem ou não tem claro o alinhamento da estratégia de TI com o negócio. Esta é a constatação da análise "An End-user perspective on Navigating Digital Transformation, Latin America, 2017", realizada pela Frost & Sullivan, divulgada no final da semana passada.
Segundo a consultoria, além desta dificuldade, as organizações tem outras duas preocupações: cibersegurança (26%) e estabilidade da rede (26%).
De acordo com a pesquisa, mesmo com a falta de estratégia, as empresas latino-americanas estão muito interessadas na transformação digital e os três maiores investimentos em TI para os próximos dois anos serão nos setores de fintechs, omnichannel e estratégias de API. A Frost & Sullivan afirma que os provedores terão oportunidades de aumentar as receitas nessa região ao focarem nesses setores de investimento.
Confira outros seis resultados principais do estudo:
- Cerca de 65% dos respondentes na América Latina planejam aumentar seu orçamento de TI, com um incremento médio de 28%.
- As três principais preocupações relacionadas à segurança são malware (51% dos respondentes), crimes cibernéticos e espionagem (49%) e serviços na nuvem (39%).
- Os principais motivadores dos investimentos de TI incluem o aumento de produtividade (36%), a melhora da experiência digital (33%) e a redução de custos operacionais (31%).
- A experiência do consumidor tem o maior impacto no aumento de receita; data centers representam o maior investimento no sentido da redução de custos.
- Cerca de 37% dos respondentes que implementaram Internet das Coisas (IoT) acreditam que seus principais benefícios são a automatização de processos manuais e a otimização das operações internas e externas.
- As mídias sociais permitem que empresas aumentem o contato com consumidores através do feedback e da habilidade de identificar tendências de consumo.