Nexmuv anuncia novo venture studio no Brasil

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A Nexmuv apresentou ao mercado, no mês de maio, o The Garage, primeiro venture studio do país, focado na criação e aceleração de startups. Na prática, a Nexmuv atuará com um modelo que é tendência no mundo – existem pouco mais de 700 venture studios espalhados pelo planeta -, mas que até agora não existia no Brasil. O objetivo é que esse braço de negócios seja um catalisador essencial na busca por soluções digitais inovadoras que otimizem e facilitem processos, melhorando significativamente a qualidade de vida das pessoas.

Um venture studio, como o da Nexmuv, é uma fábrica de startups que estuda oportunidades e demandas do mercado para posteriormente criar e desenvolver suas próprias startups. O The Garage nasce especializado no desenvolvimento de produtos digitais. Depois, com a startup já atuando no mercado com uma quantidade mínima de clientes, o próximo passo é buscar investimentos junto a fundos de venture capital. A principal vantagem dos venture studios, em relação aos tradicionais hubs de startups, é que eles contam com a expertise de sua criadora. O The Garage, por exemplo, tem por trás a experiência da Nexmuv, que há vinte anos atua no segmento de tecnologia. Além disso, os venture studios conseguem atrair talentos de alto nível, justamente por contarem com uma empresa sólida e experiente por trás.

Assim, a Nexmuv lança sua aceleradora de projetos, inclusive investindo recursos próprios, desde a ideação, até a validação, que envolve o lançamento de um MVP (Produto Viável Mínimo) para testar a aceitação do mercado e coletar feedbacks para melhorias.

"Entregamos produtos ou empresas prontas para operacionalizar, já com estratégias de marketing e vendas implementadas para que estejam prontas para atrair investidores para dar continuidade no projeto", explica Carlos Perobelli, diretor-executivo da Nexmuv e idealizador do The Garage.

De acordo com o empresário, para o "nascimento" de cada empresa, são investidos até R$ 1 milhão, sendo que a meta é fechar 2024 com duas startups, totalizando investimento de R$ 2 milhões. Uma das principais iniciativas do The Garage é o desenvolvimento do aplicativo MOC, que está revolucionando a gestão de clínicas de saúde ocupacional, oferecendo um ambiente digital intuitivo e eficiente. "Com o MOC, esses centros de saúde podem agora gerenciar agendamentos, registros médicos e filas de espera, tudo de forma fácil. Este aplicativo não só simplifica processos, mas também melhora a experiência do usuário", explica Perobelli.

Os aplicativos são desenvolvidos em plataforma low code, uma abordagem que facilita que até mesmo desenvolvedores menos experientes em programação criem aplicativos e sistemas complexos com um mínimo de codificação manual. "Esta implementação oferece uma redução no tempo e nos recursos requeridos para a criação e efetivação de aplicativos, sendo um dos principais benefícios. Ao disponibilizar uma interface visual e componentes pré-fabricados, as plataformas low code capacitam as equipes a desenvolver de maneira rápida, adaptando-se com agilidade às exigências do negócio", destaca.

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