Ministro quer amplo debate para definir padrão de rádio digital

0

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, participou, na quarta-feira (26/05), da segunda reunião do Conselho de Rádio Digital, que teve a participação de representantes do governo, do setor de radiodifusão, de movimentos sociais, da indústria e do meio acadêmico. O objetivo do ministro foi ouvir os pontos de vista e sugestões técnicas de cada setor para impulsionar a implantação do sistema no país.

Hélio Costa ressaltou o esforço do Ministério das Comunicações em definir, de forma democrática, o padrão de rádio digital a ser adotado até o fim do ano. Segundo ele, somente com esse empenho a indústria poderá se movimentar e levar o serviço à população. ?Se não andarmos depressa, estaremos decretando o fim do rádio, prejudicaremos a indústria e, principalmente, o ouvinte, o consumidor?, afirmou.

As principais questões apontadas na reunião dizem respeito à escolha entre o padrão americano (Iboc) e o europeu. O ministro lembrou que os detentores do padrão americano se comprometeram a não cobrar royalties dos radiodifusores brasileiros. A intenção dele é chegar a um modelo que atenda às necessidades do país, contemplando ondas médias e curtas. ?Não queremos fazer rádio digital para pouca gente. O projeto é fundamental para o crescimento e a integração do Brasil. Vamos buscar apoios e financiamentos, da mesma maneira que fizemos com a TV digital. Não é o consumidor quem vai pagar a conta?, destacou Hélio Costa.

O ministro afirmou que nenhum padrão foi escolhido. A Anatel vem desenvolvendo pesquisas em rádio digital há dois anos, sempre com participação pública. ?A preocupação do governo é com o cidadão, em como fazer a inovação chegar até ele o mais rápido possível?, enfatizou.

Hélio Costa lembrou que o espaço das rádios comunitárias está assegurado no processo de digitalização, e que ele defende um financiamento especial para essas emissoras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.