Nas próximas semanas, o Yahoo deve dar uma resposta à Fox, dono do MySpace, se aceita a proposta que o grupo de comunicação para vender a sua rede de relacionamentos, que tem nos Estados Unidos a mesma popularidade do Orkut no Brasil.
Segundo o jornal inglês The Times, representantes da Fox procuraram o Yahoo recentemente para propor o negócio. A idéia é repassar o MySpace e outros sites controlados pela Fox para a empresa do site de buscas de mesmo nome e, em troca, obter até 25% de participação acionária no Yahoo. Além do MySpace, a Fox repassaria à empresa o site de games ING.
A estratégia da Fox com a transação é ampliar sua participação no mercado de internet, como sócia de um dos portais mais acessados do mundo. Há dois anos, a Fox comprou o MySpace por US$ 580 milhões. Há tempos o Yahoo que no ano passado fez uma oferta de US$ 1 bilhão pelo Facebook, tenta comprar uma rede de relacionamentos. Mas, assim como aconteceu com o Facebook, não obteve sucesso na empreitada.
Enquanto estuda a proposta da Fox, o Yahoo, no entanto, prossegue com sua estratégia de expandir sua presença em outras áreas. Nesta quinta-feira (21/6), por exemplo, a empresa anunciou um acordo para adquirir o Rivals.com, um site para fãs de times universitários e do segundo grau, um dos maiores dos EUA em número de acessos. Os termos do negócio não foram revelados.
O Rivals.com tem mais de 180 mil assinantes. A receita proveniente de assinantes, propaganda e comércio sustentam o site. Ele vai funcionar como uma unidade independente no Yahoo Sports, um site que atrai mensalmente uma audiência de 15 milhões de assinantes, de acordo com a empresa de medições comScore. O Yahoo Sports, que é sustentado por seus anúncios, mas tem uma base de assinantes relativamente grande, recentemente ultrapassou a audiência de seu maior rival, o ESPN.xom, que tem cerca de 12,7 milhões de usuários.