Big data, a fonte definitiva para a vantagem competitiva

0

Diariamente, o mundo produz mais de 2 quintilhões de bytes — ou 2 exabytes — que se acumulam na internet. Esse crescimento tende a continuar. Afinal, 90% de todo o conteúdo que temos armazenado hoje foram produzidos nos últimos dois anos. É nesse cenário que surge o termo big data para referenciar o gigantesco volume de informações. O desafio é como processar eficientemente todo esse conteúdo.

Pesquisas revelam que a maioria das companhias ainda não se organizou para este fenômeno que demanda um conjunto de soluções tecnológicas capaz de lidar com dados digitais em volume, veracidade, variedade e velocidade, que até poucos anos atrás não existiam. Na prática, a tecnologia permitiria analisar qualquer tipo de informação digital em tempo real, sendo fundamental para a tomada de decisões. Também abrange os chamados dados não estruturados que até então só eram compreendidos por pessoas, como e-mails, mensagens instantâneas, documentos eletrônicos, programas de localização como GPS e, principalmente, as redes sociais digitais — Facebook, Foursquare, Twitter, Instagram, Youtube etc.

Por trás da estruturação e unificação de diversas fontes de dados e informações propostas pelo big data está uma grande oportunidade de obtenção da excelência no conhecimento mais adequado e imediato do cliente e do mercado. Essa eficiência está ligada diretamente à qualidade da informação, processada por mecanismos avançados de semântica e classificação de dados e obtenção de uma identidade única do cliente, integrados aos diversos sistemas corporativos.

As organizações precisam entender o big data e como ele pode transformar o negócio em excelentes oportunidades. O dilema agora é sobre "quais são as estratégias e as habilidades necessárias' e 'como podemos medir e ter certeza do retorno do investimento?". Elas entendem que essas iniciativas são críticas, pois identificam novas oportunidades de negócio, e que não podem ser atingidas com as fontes de dados, tecnologias e práticas tradicionais.

Embora a preocupação maior seja sobre como lidar com as informações, pesquisas mostram que os ganhos serão obtidos por aqueles que perceberem o sentido de ampliar a gama das fontes de dados e garantir veracidade e velocidade, bem como a proximidade no relacionamento com seus clientes.

Na expectativa de oportunidades de big data, as organizações de todos os setores estão coletando e armazenando, provisoriamente, uma quantidade crescente de dados operacionais, públicos, comerciais e sociais. No entanto, na maioria dos setores — especialmente no governo, indústria e educação —, combinar estas fontes com "dados obscuros" existentes e subutilizados, como e-mails, multimídia e outros conteúdos corporativos, representa a oportunidade mais imediata de transformar empresas.

É preciso entender que a informação é um dos principais ativos das empresas, ou seja, mesmo não aparecendo como ativos financeiros de um balancete, são ativos duradouros que fazem a diferença entre as empresas e que bem qualificados e administrados, permitem a tomada de decisões mais assertivas. Mas para isso é importante priorizar assuntos como gestão da informação, enriquecimento e segurança dos dados.

De acordo com o Gartner, as tecnologias de big data representarão US$ 34 bilhões dos gastos com TI e criarão 4,4 milhões de empregos até 2015. Uma pesquisa global com CIOs revela que 42% dos participantes planejam sair dos testes e investir, efetivamente, nas soluções voltadas para o big data. Assim, cada vez mais se torna necessário à implantação da cultura voltada para a governança de dados e gestão da informação.

Os profissionais de TI necessitam cada vez mais serem sensibilizados, treinados e doutrinados sobre a importância da informação, ou seja, da transformação de dados brutos em informações relevantes e lucrativas para a empresa. É fundamental envolver os líderes de departamentos, áreas funcionais e outros setores que possam influenciar no resultado da empresa para assim criar uma cultura aberta para estratégia de big data.

Para a maioria das empresas o mundo do big data não será tão fácil, mas aquelas que assumirem a tarefa de abraçar esse conceito como fundamento de suas práticas de análise de negócios ganharão vantagem competitiva sobre seus rivais. Mas este é o momento e não podemos perder a oportunidade de assumir o controle e fazer com que nossa empresa vença a concorrência através da lógica de big data.

*Mara Freitas é gerente de relacionamento da FTI Consulting no Brasil. Especialista com mais de 20 anos de experiência desenvolvida no mercado financeiro em liderança em projetos e processos e na coordenação de estudos e implantação de ferramentas para relacionamento com diferentes tipos de clientes. Ela é formada em matemática pela Pontifícia Universidade Católica (PUC).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.