A Porto Seguro utiliza a plataforma Esri na gestão de sua frota de atendimento ao segurado, que abrange guinchos e vans, entre outros veículos.
Trata-se de um sistema de inteligência geográfica (GIS), distribuído no mercado brasileiro pela Imagem, que foi fundada em 1986 e que detém uma participação de 25% no setor.
O Esri foi inicialmente implantado com o objetivo de potencializar o gerenciamento da frota de atendimento da seguradora e permitir o atendimento das chamadas no menor tempo possível.
Atualmente, auxilia 28 aplicações de negócios para aperfeiçoar e unificar o acesso aos dados corporativos, revela Marcos Federicce, da área de informática da Porto Seguro.
O projeto compreende sete diferentes áreas da Porto Seguro em todo o Brasil e há a possibilidade de expandir ainda mais no futuro. A sua implementação à empresa dispor de uma base de ruas atualizada com amplos recursos de geoprocessamento.
Como resultado, foi possível reduzir o tempo de localização de guinchos, por exemplo, para o envio de socorro ao segurado que precisa de assistência em tempo hábil.
"Nossos custos operacionais foram otimizados e tivemos um aumento considerável no índice de satisfação dos nossos clientes. A expectativa é de aumentar ainda mais a eficiência do atendimento com o uso contínuo da ferramenta", afirma Federicce.
Segundo o executivo, a tecnologia também resultou em uma maior eficiência no planejamento estratégico da Porto Seguro, ao possibilitar que os gestores tomem decisões com base em um mapeamento integrado e detalhado que propicia uma visualização de dados sobre as necessidades dos clientes, por região.