A Cisco apresenta o Panoptica e o Calisti, as mais recentes adições ao conjunto de soluções e ferramentas API-first da Cisco que resultam em ciclos de desenvolvimento de aplicações mais rápidos e fornecem às empresas conectividade e segurança e observabilidade de aplicativos modernos, fundamentais para experiências digitais excepcionais. O anúncio foi feito no Cisco Live, o principal evento de redes e segurança, que ocorreu na semana passada em Las Vegas.
O Panoptica e o Calisti ressaltam a estratégia da empresa para gerenciar e proteger arquiteturas de aplicações distribuídas, possibilitando aos desenvolvedores descobrir, conectar, proteger e acompanhar programaticamente interfaces de programação de aplicações (APIs, na sigla em inglês), aplicações e cargas de trabalho em toda a sua jornada na nuvem, desde casos de uso nascidos na nuvem (born-in-the-cloud) em uma única nuvem, até arquiteturas híbridas e multi-cloud que abrangem componentes públicos, privados, SaaS e de borda.
A Cisco está possibilitando aos desenvolvedores não apenas provisionar infraestrutura de TI, mas também gerar impacto na forma como softwares e serviços de software são entregues na API e no espaço de desenvolvimento de aplicações, por meio de um modelo de adoção ascendente e de crescimento liderado pelo produto (PLG – product-led growth), permitindo que eles experimentem, comprem e dimensionem o uso de ferramentas e soluções no portfólio da Cisco.
As APIs estão por trás da integração de sistemas, plataformas e aplicações, possibilitando a criação de novos modelos de negócios e agilizando estratégias para a entrega de produtos e serviços em quase todos os canais digitais. O Panoptica e o Calisti, que estão disponíveis gratuitamente, fazem parte de uma nova classe de soluções de código aberto e API-first da Cisco.
• Panoptica— como uma nuvem Cisco Secure Application, o Panoptica ajuda desenvolvedores e engenheiros a proporcionar segurança nativa da nuvem desde o desenvolvimento de aplicativos até o tempo de execução. Uma interface única para segurança abrangente de contêiner, sem servidor, API, malha de serviço e Kubernetes, que escala em vários clusters com uma arquitetura sem agente e integra-se a ferramentas de CI/CD e estruturas de linguagem em múltiplas nuvens.
• Calisti— Como um Cisco Service Mesh Manager, o Calisti é uma plataforma Istio pronta para empresas, que simplifica a conectividade, o gerenciamento do ciclo de vida e a segurança para microsserviços em ambientes complexos de várias nuvens. Ele ajuda as equipes de aplicações a focar na lógica do aplicativo e os engenheiros de confiabilidade do site (SREs, na sigla em inglês) a controlar e dimensionar, eliminar o risco de atualizações, encontrar causas raiz e monitorar objetivos de nível de serviço (SLOs, na sigla em inglês).
A Cisco oferece flexibilidade e opções para desenvolvedores e engenheiros de software e está intensificando seu compromisso com o código aberto como um poderoso multiplicador que acelera a inovação. A empresa inicia ventures e pesquisa direcionada usando projetos de código aberto, incluindo OpenTelemetry, OpenAPI, OpenInfra, Dex, Snort e Kafka.
[…] origem: Cisco oferece gratuitamente soluções de API para desenvolvedores | TI INSIDE Online […]