O Departamento de Justiça (DOJ) norte-americano fez um acordo com a Meta em um processo histórico sobre publicidade discriminatória para habitação. O processo alegou violações do Fair Housing Act e é o primeiro caso do DOJ que contesta "discriminação algorítmica" – tratamento injusto de alguns usuários em todo o sistema.
O sistema de publicidade imobiliária da Meta discriminava os usuários do Facebook com base em raça, cor, religião, sexo, deficiência, situação familiar e nacionalidade, disse o governo.
No acordo, a Meta pela primeira vez mudará seu sistema de entrega de publicidade. Deixar de fazer isso para se proteger suficientemente contra a discriminação algorítmica significará prosseguir com o litígio, diz o advogado da Justica dos EUA.
"Este acordo é histórico, marcando a primeira vez que a Meta concordou em encerrar uma de suas ferramentas de segmentação algorítmica e modificar seus algoritmos de entrega para anúncios de habitação em resposta a um processo de direitos civis", diz a procuradora-geral assistente Kristen Clarke.
A ferramenta "Special Ad Audience" da Meta conta com um algoritmo discriminatório para encontrar usuários que "se parecem" com outros usuários com base em características protegidas por FHA, diz o DOJ. A empresa desenvolverá um novo sistema nos próximos seis meses.