DOJ e Meta fazem acordo de "discriminação algorítmica"

0

O Departamento de Justiça (DOJ) norte-americano fez um acordo com a Meta em um processo histórico sobre publicidade discriminatória para habitação. O processo alegou violações do Fair Housing Act e é o primeiro caso do DOJ que contesta "discriminação algorítmica" – tratamento injusto de alguns usuários em todo o sistema.

O sistema de publicidade imobiliária da Meta discriminava os usuários do Facebook com base em raça, cor, religião, sexo, deficiência, situação familiar e nacionalidade, disse o governo.

No acordo, a Meta pela primeira vez mudará seu sistema de entrega de publicidade. Deixar de fazer isso para se proteger suficientemente contra a discriminação algorítmica significará prosseguir com o litígio, diz o advogado da Justica dos EUA.

"Este acordo é histórico, marcando a primeira vez que a Meta concordou em encerrar uma de suas ferramentas de segmentação algorítmica e modificar seus algoritmos de entrega para anúncios de habitação em resposta a um processo de direitos civis", diz a procuradora-geral assistente Kristen Clarke.

A ferramenta "Special Ad Audience" da Meta conta com um algoritmo discriminatório para encontrar usuários que "se parecem" com outros usuários com base em características protegidas por FHA, diz o DOJ. A empresa desenvolverá um novo sistema nos próximos seis meses.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.