SP sedia projeto-piloto de cidade inteligente com financiamento do BNDES

0

A cidade de São Paulo está sendo palco para um projeto de cidades inteligentes conduzido pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológicos (LSI-TEC). Financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) dentro do Plano Nacional de IoT, diversas aplicações de Internet das Coisas (IoT) estão sendo implementadas. O valor total do projeto é de R$ 5,3 milhões.

Um dos experimentos utiliza sensores em veículos para monitorar acidentes e cenas de crimes. O outro instala sensores em semáforos para enviar alertas automáticos às viaturas policiais ou centrais de controle, de forma remota, a custo muito mais baixo comparado com as soluções existentes. Um dos parceiros é a American Tower, que fornece sua rede neutra LoRaWAN para conectar os dispositivos de IoT.

Segundo Marcelo Zuffo, professor titular da Poli-USP e conselheiro científico-tecnológico dos pilotos, o projeto de cidades inteligentes pode trazer benefícios relevantes de impacto socioeconômico para a população. Entre eles, está a diminuição do tempo de socorro em casos de acidentes, aumento da eficiência das abordagens da polícia e otimização do processo de programação de semáforos, contribuindo para uma maior segurança nas travessias e melhora da fluidez do tráfego.

Casos de uso

O primeiro caso de uso, que envolve a aplicação de sensores de IoT em automóveis para identificação e notificação de padrões que podem caracterizar acidentes ou atividades suspeitas. O programa já apresenta os primeiros resultados, como o dispositivo piloto Sentinela, desenvolvido com tecnologia nacional para identificar e notificar situações de risco de vida e ações criminosas.

O dispositivo faz a leitura das placas dos carros, monitora o ambiente e identifica situações de risco a partir de imagens de uma câmera, usando Inteligência Artificial. Os eventos são notificados por meio da rede LoRaWAN para um servidor remoto.

No segundo caso de uso, de mobilidade urbana, é investigado o potencial da tecnologia para monitoramento e controle da rede semafórica, com o objetivo de gerar uma maior segurança nas travessias de pedestres e melhorar a fluidez no tráfego de automóveis. O piloto foi testado ainda em março, com dispositivos aplicados em dois semáforos na Cidade Universitária.

Ao fim dos testes, previstos para o segundo semestre de 2022, os resultados serão publicados, de forma a ampliar a disseminação do conhecimento sobre a tecnologia. Os relatórios de experiência em campo podem ajudar a disseminar o conhecimento da tecnologia aplicada e servir de subsídio para aperfeiçoar estruturas regulatórias, visando facilitar a introdução de IoT e de novos modelos de parceria do Estado com a iniciativa privada.

Cooperação financeira

Para a execução dos pilotos, foi estabelecida uma rede de colaboração em que diferentes instituições cooperaram no financiamento, na implantação da solução e na disponibilização de tecnologia e ambientes para execução dos pilotos. Além da American Tower, também participam do projeto a Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP), a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes de São Paulo.

Os experimentos contam, ainda, com o apoio do grupo automotivo Stellantis, da Smart Modular Technologies, provedora nacional de memórias digitais de última geração, e da Deloitte, consultoria especializada em transformação digital, que fiscaliza e elabora o relatório de avaliação do potencial impacto social dos projetos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.