A Copetro, cooperativa de crédito dos petroleiros de Minas Gerais, investiu em um novo core banking para aprimorar os processos e atender melhor os associados. A aposta na tecnologia da CashWay foi a solução encontrada pela cooperativa, que tem uma carteira de empréstimo de quase R$ 20 milhões, para se adequar às mudanças que vieram junto com a pandemia de Covid-19.
Com escritório em Belo Horizonte e um grupo de 1.222 associados composto majoritariamente por trabalhadores e ex-trabalhadores da refinaria Gabriel Passos, da Petrobras, a organização tinha um atendimento mais voltado para o presencial.
"A pandemia teve um impacto muito grande no modus operandi da cooperativa. Hoje nós fazemos o atendimento presencial, mas a grande maioria é digital. Nós fomos empurrados para a tecnologia, o que foi bom porque trouxe mais agilidade na liberação dos empréstimos e mais facilidade para os cooperados", explica Milton Igino, Diretor Executivo Administrativo da Copetro.
Um dos benefícios é a possibilidade de solicitar crédito via aplicativo e acompanhar o andamento do status direto na plataforma, facilitando a comunicação entre o associado e a instituição financeira. Com a implantação da tecnologia da CashWay, que tem escritórios em Belo Horizonte e também em Florianópolis/SC, a cooperativa percebeu uma melhora significativa em sua operação. "Quando migramos de sistema, percebemos que deveríamos ter feito isso há muito mais tempo", completa Igino.
A migração para a nova plataforma foi concluída recentemente. Segundo o Analista de Implantação da Cashway, Antonio de Freitas Junior, para uma cooperativa como a Copetro, que completa 53 anos em agosto, mudar de sistema é um desafio. "Temos que migrar todo o legado, toda a base de dados que ela utiliza para dentro dos nossos sistemas. Em paralelo com a migração, que dura em torno de um mês, temos os treinamentos, com uma rotina de bate-papo com o cliente praticamente todos os dias". Segundo ele, a comunicação é a chave para o sucesso do processo. "Esse relacionamento que vamos criando desde o início deixa o cliente mais à vontade para tirar dúvidas e tornar o processo mais transparente e tranquilo".
Transparência e conformidade com o Banco Central
Um dos principais ganhos apontados pelo Diretor é a transparência proporcionada pela plataforma. "A gente acredita que a qualidade do trabalho vai melhorar muito. Não só para os colaboradores operarem, mas o conselho administrativo poder acompanhar as tarefas que estão sendo conduzidas. O conselho fiscal vai mudar totalmente a forma de trabalho porque vai ficar ainda mais transparente e não depender de papel. Isso é uma facilidade". Outro benefício apontado por Igino é relacionado à contabilidade. "Ficou muito mais tranquilo e mais fácil para o nosso financeiro poder operacionalizar, pagar os impostos, porque são todos gerados dentro da plataforma".
Um dos focos do sistema da CashWay é oferecer o core bancário e compliance em conformidade com o Banco Central, sem que a cooperativa precise se preocupar com adequações regulatórias. "A solução está 100% adequada à resolução 4.893 do Banco Central do Brasil, que regula todos os aspectos ligados à segurança cibernética das Instituições Financeiras. Além disso, conta com uma infraestrutura completa em soluções de tecnologia com políticas de privacidade e prevenção de dados que permite o crescimento da cooperativa sem que ela precise focar nisso", explica Felipe Santiago, CEO da CashWay.
Planos para o futuro
Com o investimento na tecnologia, a Copetro espera conquistar novos associados e apresentar as vantagens do cooperativismo para profissionais do ramo do petróleo. "Nosso objetivo não é gerar lucro, trabalhamos no limite para cobrir os custos operacionais e um pequeno retorno para algumas ações sociais. Então o custo do dinheiro é bem baixo, operamos com as menores taxas de juros entre as cooperativas. A tecnologia da CashWay está ligada não só com essa expectativa de crescimento, mas na forma de gerenciar e interligar os módulos e a facilidade de operação que a gente tem", explica Igino.