O mercado brasileiro de dispositivos inteligentes vestíveis (wereables) e de fitness está despertando o interessante de vários fabricantes, como Garmin, DL, Epson, Philips-Gibson, Maxprint e Mediatek, apresentam nessa semana seus lançamentos na feira Eletrolar, voltada a cadeia de varejistas.
A Garmin, conhecida no segmento de navegação por satélite, apresentou o relógio inteligente com GPS integrado, Vívoactive, recém-chegado ao Brasil. Ele tem design ultrafino, leve e ainda conta com aplicativos de diversos esportes, monitoramento de atividades e recebimento de notificações de chamadas, mensagens de textos ou e-mails.
Também apresentou a pulseira de bem-estar Vívofit 2 e o relógio com medição de frequência cardíaca no pulso Forerunner 225. Completa o portfólio, o LM, ciclocomputador voltado aos ciclistas e o relógio robusto Epix, específico para práticas outdoor.
Segundo Alexandre Abreu, gerente nacional de Vendas da Garmin no Brasil, o consumidor agora também poderá adquirir os dispositivos diretos na loja de e-commerce da marca, além das lojas de varejo. Outra iniciativa da empresa disponível até o final do ano será um serviço para o mercado corporativo, que através do departamento de recursos humanos poderá estimular e monitorar os funcionários através da plataforma. Se o mesmo desejar, a própria Garmin poderá prestar esse serviço de forma terceirizada, realizando a também a gestão dos dispositivos através do site.
''O setor de recursos humanos poderá avaliar, através de planilhas e relatórios, a condição física dos colaboradores. E pelo dispositivo pode incentivar que os mesmos se exercitem no local de trabalho, como caminhar, por exemplo, através de mensagem que através dos próprios dispositivos'', explica.
Produtos
O Vívoactive vem com visor ultrafino, habilitado para as práticas corrida, ciclismo, golfe, natação e monitoramento de atividades diárias. Para as corridas, o produto mostra ritmo, distância, tempo e velocidade, graças ao GPS e acelerômetro integrado. Além disso, monitora a frequência cardíaca do usuário e tem sincronização de notificações de chamadas, e-mails e mensagens com smartphones (Android e iOS). É o relógio ideal para quem deseja manter-se ativo e conectado o dia todo.
O novo relpógio Fenix 3 multiesporte vem com GPS e tem novos recursos que suprem uma gama de atividades: treinos fitness avançados, trilhas, esqui, escalada, natação, ciclismo e corrida de montanha. Personalizável para cada tipo de atividade, o Fenix 3 tem estética robusta e é indicado para esportes em condições adversas, além disso, é resistente à água em até 100 metros e está disponível nas cores prata, cinza e na opção premium, Safira – que é construída com lentes de safira, resistentes a riscos.
O Vívofit 2, a nova pulseira de bem-estar é ideal para monitoramento diário e definição de metas e treinos. Podendo ser usada 24 horas por dia, oferece informações sobre passos, calorias, distância e horário do dia, além de contar com cronômetro de atividades para gravar e analisar treinos individuais. Para lembrar o usuário que está na hora de se mover, a pulseira também possui alertas sonoros e visor com iluminação de fundo. Disponível em uma grande variedade de cores, o modelo tem um ano de duração de bateria e é resistente à água em até 50 metros.
O novo destaque da empresa entre os relógios para corrida é o Forerunner 225. Com GPS integrado, o modelo mede batimentos cardíacos em tempo real diretamente no pulso. Ideal para treinos de longas horas em todas as condições, o relógio tem uma nova interface gráfica colorida que mostra aos corredores sua zona cardíaca e batimentos por minuto em apenas uma olhada, além de possuir um acelerômetro integrado que permite observar a distância e o ritmo para corridas em ambientes internos sem a necessidade de um contador de passos separado. Para manter os corredores ativos, também monitora atividades diárias, conta passos, calorias e distância.
O Epix é um relógio robusto com GPS, ideal para entusiastas outdoor. Possui tela colorida com alta resolução touchscreen e vem carregado com mapas, além de assinatura gratuita de um ano do banco de imagens de satélite do BirdsEye. Conta memória interna de 8GB para o carregamento de mapas adicionais, antena de aço EXO com recepção para satélites GPS e GLONASS para uma localização rápida e precisa, além da tradicional funcionalidade de altímetro/barômetro/bússola. Repleto de funções para treinamento esportivo, o Epix é compatível com sensores ANT+, como monitores de frequência cardíaca, sensor de temperatura Tempe, entre outros.
Relógio inteligente
A DL, tradicional fabricantes de tablets, apresentou seu primeiro relógio inteligente: o e-Watch, além de anunciar sua entrada no mercado de celulares, smartphones e notebooks destacáveis. O e-Watch pode ser usado de forma independente por meio de um chip instalado, ou seja, é um smartphone em formato de relógio. O produto pode ainda ser conectado a um smartphone via bluetooth para fazer e receber chamadas de voz e enviar mensagens de texto.
Ele tem tela touchscreen de 1,54 polegadas, armazenamento interno expansível por até mais 32GB via cartão microSD. O produto estará disponível no varejo a partir de agosto pelo preço sugerido de R$ 459,90.
O gadget possui entrada para cartão de memória microSD de até 32 GB, possibilitando o armazenamento de músicas, vídeos e fotos. Conta ainda com função de rádio FM, ideal para momentos de lazer e descontração. Possui câmera digital integrada, alarme, calendário e muito mais.
O relógio inteligente da DL vem com aplicativos focados em saúde como o pedômetro, que monitora o tempo de corrida e a quantidade de passos em uma caminhada, e o monitoramento de sono, que contabiliza as horas de sono diárias.
Chipset
A Mediatek, fabricante de chips, apresentou alguns projetos para as empresas interessadas em desenvolver aplicações dentro do conceito de IoT e fitness, utilizando a tecnologia Visual Processing Application, que utiliza algoritmos de processamento de sinal e suporte a câmeras superpotentes em smartphones com o chip Helio x20.
Uma das aplicações apresentadas permite identificar os batimentos cardíacos de uma pessoa à distância, sem sensor de contato. Basta direcionar a câmera do celular para a pessoa, pois essa tecnologia permite detectar pequenas alterações de cor na pele que são causadas pela circulação sanguínea.
Outra solução é voltada a monitorar crianças, através de um chip inserido na sola do tênis, que possibilita monitorar através de um GPS conectado ao 3G a localização da criança. Esse chip é carregado no modo wirelles através de uma base onde o tênis é colocado. Dentro de conceito de IoT, outra aplicação é para os amantes de preparar bebidas caseiras, onde uma barômetro serve para monitorar através de um smartphone o calor da mistura que está sendo preparada.
Óculos inteligentes
A Epson, subsidiária do grupo japonês Seiko, também está comercializando no país os óculos inteligentes Moverio, modelo BT-200, um produto voltado para aplicações nos mais variados setores, tais como entretenimento, indústria, medicina, varejo, acessibilidade e educação.
A empresa, reconhecida por suas tecnologias de projeção, miniaturização e sensores, é precursora no mercado de tecnologias vestíveis, uma área que movimentou mundialmente no ano passado, vendas de 21 milhões de dispositivos, de acordo com o instituto de pesquisa IDC. "A Epson foi pioneira no desenvolvimento e na produção em escala dos smart glasses com foco em realidade aumentada (RA). Trata-se dos primeiros óculos inteligentes com foco em RA comercializados no Brasil", salienta Eduardo Valentin Gonçalves, gerente de grupo de produtos da Epson.
Capaz de aproveitar todo o potencial da realidade aumentada (RA) – em que informações virtuais são adicionadas aos ambientes reais – os novos óculos inteligentes possuem um sistema de lentes que projeta a imagem a um campo de visão equivalente a 23 graus. O efeito óptico do tamanho da tela projetada depende da distância em que a pessoa está focalizando sua visão. A uma distância de 5 metros, por exemplo, é possível ter a experiência de visualizar uma tela de oitenta polegadas.
O BT-200 permite ao usuário, ainda, assistir a conteúdos em 3D, apresenta ajuste da luminosidade por meio de lentes escuras para a melhor visualização em ambientes muito claros e oferece várias opções de conectividade, incluindo Wi-Fi, Bluetooth 3.0 e Miracast, o que viabiliza a integração com outros dispositivos inteligentes e operações de navegação na web e transmissão de vídeos.
Possibilitando que as aplicações de RA sejam projetadas através de imagem de alta qualidade, com percepção de até 320 polegadas e resolução HD, e pesando apenas 88g, o Moverio BT200 incorpora câmera, giroscópio, GPS, e outros sensores, que combinados com softwares, proporciona inúmeras aplicações. Graças a esses recursos, o "wearable" detecta os movimentos do usuário e informações do seu entorno, proporcionando experiências inovadoras.
O Moverio já está sendo utilizado em diferentes aplicações, principalmente na área comercial. Como permite uma maior interação com o produto na hora da venda, agrega valor ao cliente ao realçar as características importantes e aumentar a percepção do real. Em novos empreendimentos de construtoras, por exemplo, o comprador poderá utilizar os óculos para simular diferentes acabamentos para os apartamentos, visualizando pisos, cores das paredes e a disposição de móveis e armários.
Em aplicações na área educacional, o Moverio projeta conteúdos 3D e informações adicionais a partir de um marcador (uma imagem em um livro, um QR code ou mesmo um objeto) logo à frente dos olhos, deixando as mãos livres para o aluno interagir com o conteúdo enquanto aprende.
Os óculos inteligentes da Epson também podem ser aplicados em soluções de acessibilidade para deficientes auditivos em cinemas. Isso é possível por meio de um aplicativo desenvolvido para a sincronização de legendas áudio-descritivas ou a inclusão de intérprete de libras (a linguagem de sinais), enquanto a pessoa assiste a um filme com os óculos.
As possibilidades de aplicações da RA são inúmeras, pois basta que seja desenvolvido um novo aplicativo para cada necessidade de utilização. A cada dia, novas aplicações estão sendo criadas, ampliando o portfólio de soluções do Moverio BT-200, uma ferramenta dinâmica e de alta tecnologia, que proporciona uma experiência de imersão na realidade aumentada.
Gadgets
A Philips – Gibson apresentou dois novos gadgets que servem para monitoramento, como pode exemplo de bebês. A diferença entre os sistemas atuais é que eles são bidirecionais. O modelo M120- possui visão noturna, imagem em HD, funciona online via app de smartphone. Você pode ouvir o que está acontecendo no ambiente e responder de volta. Já o B120, além de todas as características do M-120, possui condições do ambiente que medem a temperatura e umidade. Via smartphone a mãe pode falar com o bebê, receber alertas quando muda a temperatura do quarto e ou mesmo tocar uma música de ninar à distância.
A Gibson é parte Gibson Brands Inc que recentemente assumiu o portfólio de marcas da Philips: Philips Fidelio, Gibson, GoGear, Onkyo e Treiner. Além das tradicionais guitarras, a empresa agora atua nos segmentos de estilo de vida.
O Headphone Viber Bones foi um dos lançamentos da Maxprint. O produto conta com tecnologia de indução óssea que emite ondas vibratórias ao invés de sons. Com ele, é possível ouvir música ficando com os ouvidos livres, garantindo conforto e segurança para praticar esportes ao ar livre, como andar de bicicleta ou executar outras atividades, como dirigir, sem o risco de perceber sons emtotidos por buzinas, por exemplo. Com bateria interna recarregável, o headphone reproduz até 4 horas de música e tem conexão bluetooth.
A Maxprint é uma Divisão do Grupo Rio Branco, conglomerado brasileiro com faturamento anual de R$ 600 milhões, em seu portfólio de marcas além de Maxprint, constam as marcas Dazz e Gothan. o portfólio de produtos estão itens para escritório, acessórios e equipamentos de informática e conectividade, produtos eletrônicos e áudio e vídeo e equipamentos e acessórios de som automotivo.