Centro de Operações Rio será abastecido com dados da rede da TIM

0

Durante as Olimpíadas, os telões do Centro de Operações Rio (COR), onde técnicos da prefeitura carioca acompanham informações de diversas fontes sobre a cidade, passarão a exibir também dados fornecidos pela rede da TIM. Trata-se do primeiro acordo do gênero fechado pela operadora com terceiros. Na prática, será possível acompanhar o deslocamento da massa de usuários da operadora pela cidade, de maneira anônima, no formato de manchas de calor sobre um mapa.

"Isso vai ajudar a prefeitura a levar serviços públicos para locais com maior movimentação de pessoas, além de apoiar a gestão de mobilidade na cidade do Rio", comentou Luis Minoru, CSO da operadora.

Os 65 milhões de usuários da TIM no Brasil inteiro geram 6 bilhões de registros processados por dia pela operadora, ou 12,4 TB. Diariamente, são feitas em sua rede 386 milhões de conexões de dados, realizadas 305 milhões de chamadas e enviadas 192 milhões de mensagens de texto. Além disso, a rede consegue identificar a localização dos usuários e os momentos em que realizam chamadas ou conexões de dados, isso sem falar nas informações coletadas por outras fontes da empresa, como suas lojas próprias e seu call center.

Todos esses dados compõem um ativo de big data que a empresa pretende começar a explorar. A parceria com a prefeitura do Rio, prevista para durar três meses, é a primeira nesse sentido, no momento sem caráter comercial. Mas no futuro outros acordos poderão ser firmados, inclusive com empresas privadas e com monetização para a TIM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.