IBM se une a startup uruguaia para explorar aplicações de computação quântica em logística

0

A startup uruguaia Quantum-South se une à IBM Quantum Network para aplicar a computação quântica ao avanço do setor de frete aéreo e marítimo, incluindo o potencial de maior eficiência no setor de logística. A Quantum-South trabalha em problemas complexos de otimização para frete aéreo e marítimo que podem ser mapeados para computadores quânticos. Seu objetivo é demonstrar melhores resultados com computação quântica, em comparação aos sistemas clássicos, buscando ajudar as empresas a aumentarem receitas, reduzirem custos e serem mais eficientes.

Ao ingressar na IBM Quantum Network, a Quantum-South terá acesso aos sistemas de computação quântica da IBM, bem como à rede da empresa de profissionais experientes na área e Qiskit Runtime, um serviço de computação quântica e modelo de programação que permite aos usuários otimizar cargas de trabalho e executá-las com eficiência em sistemas quânticos em escala. Além disso, a Quantum-South continuará treinando seus funcionários, permitindo que eles investiguem como novos avanços potenciais podem ser aplicados ao setor de frete, aproveitando a tecnologia IBM Quantum.

A Quantum-South permanecerá trabalhando em aplicativos de computação quântica no setor para dar suporte a casos de uso de frete aéreo e marítimo, que exigem que grandes quantidades de dados sejam processadas e pesquisadas. A startup usará a tecnologia IBM Quantum para desenvolver, experimentar e executar provas de conceitos para soluções potencialmente mais eficazes para logística de cargas, como gerenciamento eficiente de contêineres e cenários de otimização de combustível de aviação, entre outros. Além disso, a Quantum-South vai desenvolver recursos em serviços financeiros e também trabalhará em casos de uso focados na otimização do portfólio de ativos.

"Com base em nossa estratégia de pesquisa e desenvolvimento de produtos, planejamos usar a tecnologia e os recursos IBM Quantum para continuar construindo e aprofundando as competências de computação quântica para aplicar em casos de uso do setor de cobrança", diz dr. Rafael Sotelo, cofundador da Quantum-South.

"Estabelecer uma indústria quântica exigirá a participação de todo o mundo e deve se concentrar no avanço de aplicativos-chave para a indústria", afirma Aparna Prabhakar, vice- presidente do Ecossistema de Parceiros de IBM Quantum. "Como o primeiro membro da IBM Quantum Network na América Latina, a Quantum-South está bem posicionada para desenvolver nosso trabalho promissor em logística e otimização."

A computação quântica é uma grande evolução na computação. Enquanto os computadores clássicos calculam em bits que representam 0 e 1, os computadores quânticos usam bits quânticos – ou qubits – que aproveitam fenômenos da mecânica quântica, como interferência, superposição e emaranhamento, na computação, o que poderia resolver problemas intratáveis para computadores clássicos. Como resultado, a computação quântica é adequada para ajudar a explorar novas abordagens na resolução de desafios como os encontrados pela Quantum-South: embarcar equipamentos de unitização de cargas (Unit Load Device, ULD da sigla em inglês) em aviões de carga e transporte marítimo, gestão de carga e otimização do uso de combustíveis de aviões, entre outros.

A Quantum-South é a primeira empresa da América Latina a ingressar na IBM Quantum Network. Ao trabalhar com a IBM, a Quantum-South fará parte dos mais de 180 membros da IBM Quantum Network, incluindo empresas da Fortune 500, startups, instituições acadêmicas e laboratórios de pesquisa, todos trabalhando para avançar a computação quântica e explorar aplicações práticas. Juntos, a IBM Quantum e seus clientes estão pesquisando e explorando como a computação quântica pode ajudar uma variedade de indústrias e disciplinas, incluindo finanças, energia, química, ciência de materiais, otimização e aprendizado de máquina, entre muitas outras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.