A Sondaimarés, integradora de serviços de TI e provedora de outsourcing deixa de existir no mercado brasileiro e assume a marca Sonda.
A mudança de nome é decorrente da compra de 100% da empresa no final de 2005 pelo grupo Sonda, que até então detinha 67% das ações da unidade brasileira.
Com sede no Chile e presença em nove países da região, a Sonda é uma companhia que fatura US$ 355 milhões por ano.
Segundo Andrés Navarro, presidente da Sonda, "a mudança da marca tem como principais objetivos firmar a identidade da empresa na América Latina, alinhar as ofertas da companhia em toda a região, levar a competência da subsidiária brasileira para outros países e, em contrapartida, trazer mais conhecimento de outros mercados para o Brasil".
A compra integral da unidade brasileira faz parte da estratégia da companhia chilena para avançar no mercado. "O Brasil, ao lado do México, é considerado um dos mercados mais importantes para intensificar o crescimento da Sonda na América Latina, por concentrar as maiores empresas da região e uma emergente demanda por novos serviços de tecnologia da informação", afirma Andrés Navarro.
Para Mário Navarro, presidente da Sonda no Brasil, "a nova marca será uma ferramenta para expandir o portfólio de produtos e serviços no País, passando a atuar em todos os segmentos do mercado: integração de sistemas, aplicativos de negócio, outsourcing, gerenciamento e suporte de TI, além segurança, varejo e governo".
A grande aposta da Sonda para essa nova fase será o aprimoramento do serviço de outsourcing integral, que é oferecido em outros países da América Latina. "Se bem conduzido e administrado, o outsourcing permite ao cliente desligar-se dos aspectos mais cotidianos da TI para dedicar-se àqueles projetos que têm maior potencial para o negócio?, explica Mário Navarro.
A Sonda tem entre seus acionistas minoritários a Intel Capital e a IFC, subsidiária do Banco Mundial e se prepara para abrir até 25% de seu capital na Bolsa de Valores do Chile no último trimestre do ano.