Camex altera alíquotas para importação de bens de TI e telecom

0

Foi publicada nesta terça-feira, 21, no Diário Oficial da União, a resolução n° 59/12 da Câmara de Comércio Exterior (Camex), que altera a Lista Brasileira de Exceções de Bens de Informática e Telecomunicações (Lebit). A medida altera alíquotas do imposto de importação para os códigos da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM).

O objetivo é estimular a capacidade inovadora da produção nacional e fortalecer os setores de informática e de componentes eletrônicos, com produtos de alto valor agregado.    

As alterações tratam, basicamente, de três categorias de produtos. Os equipamentos de alimentação ininterrupta de energia, conhecidos também por UPS ou no-break, tiveram aumento de 14% para 20%. Os cartões de memória (memory cards) tiveram elevação de alíquota de 0% para 16%. Por fim, os circuitos impressos passaram de 10% para 12%.

Mais mudanças

A Camex também alterou para 2% as alíquotas do imposto de importação de diversos produtos de informática, telecomunicações e bens de capitais novos e não produzidos no Brasil. A nova alíquota vale até 31 de dezembro do ano que vem.

Na resolução nº 60/12 são apresentados 502 ex-tarifários simples (mecanismo de estímulo aos investimentos produtivos no país por meio da redução temporária do imposto de importação), para bens de capital, sendo 228 referentes à renovação do benefício já existentes e 274 relacionados à concessão de novos benefícios fiscais. Já a resolução nº 61/12 trata de 28 ex-tarifários simples para bens de informática e telecomunicação, sendo 21 de renovação e sete de novos pedidos.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, a medida permite aplicar, de forma estratégica, até 2015, a alíquota do Imposto de Importação diferente das estabelecidas na Tarifa Externa Comum (TEC), conforme definido na Decisão Conselho Mercado Comum do Mercosul nº 57/10.

Ainda de acordo com o ministério, a aplicação das exceções levou em consideração a estrutura tarifária das cadeias produtivas envolvidas e as diretrizes do Plano Brasil Maior. Com informações da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.