Estudo da McAfee diz que ameaças móveis aumentaram 167% no primeiro trimestre

0

A McAfee, empresa integrante da Intel Security, concluiu recentemente um novo relatório de ameaças no qual mostra que o volume de malwares para dispositivos móveis no primeiro trimestre de 2014 apresentou crescimento de 167% em relação ao mesmo período do ano passado. As novas ameaças, detectadas apenas no primeiro trimestre, somam 760 mil e o total de ameaças móveis detectadas pela empresa alcança quase 4 milhões.

A atividade criminosa a partir de dispositivos móveis vem se aprimorando ao longo do tempo. Recentemente os desenvolvedores de malware começaram a usar recursos indevidamente ou a explorar vulnerabilidades não apenas da plataforma, mas também de aplicativos e serviços legítimos. A maior parte deles tenta roubar informações confidenciais ou enviar mensagens SMS para serviços pagos usando APIs padrões da plataforma.

Os pesquisadores da McAfee descobriram um aplicativo suspeito para Android, o Android/BadInst.A, capaz de realizar downloads automaticamente, instalar e iniciar outros aplicativos sem solicitar a permissão do usuário. Sem o procedimento de confirmação de instalação os usuários ficam expostos a um risco significativo, incluindo o vazamento de informações confidenciais e a possibilidade de instalação de malwares mais perigosos. Outra descoberta do McAfee Labs foi o Cavalo de Troia Android/Balloonpopper.A, que explorava um ponto fraco no método de criptografia do aplicativo WhatsApp. Disfarçado de um aplicativo de jogo o malware roubava conversas e fotos armazenadas no dispositivo e as enviava secretamente para o servidor remoto do criminoso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.