Até 2013, cerca da metade do tráfego total de voz da América Latina será feito pelas redes de telefonia móvel e os serviços de voz sobre IP (VoIP). Segundo estudo da IDC, embora no ano passado quase dois terços do tráfego de voz ainda tenha sido feito por tecnologias tradicionais TDM, 2010 marcará o ano em que o setor de telecomunicações passará a atuar fortemente com redes móveis.
O segmento corporativo será responsável pela transição para as redes IP, enquanto os consumidores serão os principais "agentes" a promoverem a substituição da telefonia fixa pelo celular.
A consultoria ainda analisa que 2008 foi o ano em que o impacto dos gastos com serviços móveis diminuiu drasticamente, atingindo apenas 6% de todo o setor no mundo, devido em grande parte à crise gobal. A tendência é que, ao longo dos próximos cinco anos, esse cenário mude.
Mesmo assim, a pesquisa revela que, no ano passado, as assinaturas de serviços de banda larga na América Latina cresceram 37,5% em relação ao ano anterior, sendo que 88% das conexões foram para consumidores.
- Telefonia móvel