TecBan usa AWS para escalar plataforma Open Banking as a Service

1
90

A TecBan hospeda sua plataforma de Open Banking as a Service na nuvem AWS. Com isso, reduziu a necessidade de investimentos em infraestrutura própria e garantiu a escalabilidade, mantendo a qualidade dos serviços oferecidos independente do volume de clientes.

Em 2019, a TecBan iniciou o desenvolvimento de sua plataforma de Open Banking, com o apoio da Ozone, empresa participante da criação do sistema aberto pioneiro no Reino Unido. Com isso, trouxe para o Brasil o que há de mais moderno e eficiente, atendendo a regulação local. Acompanhando as diretrizes e etapas determinadas pelo Banco Central do Brasil, a plataforma foi lançada no início deste ano. Para hospedar sua solução, a TecBan escolheu a AWS, pois, além de estar no Brasil e já trabalhar com a Ozone, no Reino Unido, possui mais de 200 serviços disponíveis.

"Já tínhamos com a AWS um histórico de casos de sucesso e precisávamos garantir a qualidade dessa entrega. Como, na época, a nossa solução era nova, porém com grande potencial, precisávamos proporcionar a usabilidade para o maior número possível de clientes, considerando todos os tamanhos", explica Rogerio Melfi, Consultor de Novas Plataformas na TecBan.

Seguindo o cronograma do Banco Central, a TecBan considera que o uso da plataforma cresça nos próximos meses e a expectativa é que os benefícios demonstrados até aqui se mantenham.

"A AWS nos entregou uma disponibilidade altíssima, sem a necessidade de fazer grandes investimentos em componentes e servidores. Além disso, o Total Cost of Ownership (TCO) ficou muito abaixo do que seria em uma estrutura física. A redução de tempo e custo são notáveis", revela Melfi, ressaltando que o grande benefício apresentado até aqui é a velocidade com que os clientes são incluídos na plataforma, apenas 60 dias, além da segurança oferecida pela infraestrutura.

"A AWS está empenhada em garantir que seus clientes e consumidores possam aproveitar ao máximo os benefícios do Open Banking, ajudando a gerenciar suas finanças de forma mais eficaz e encontrar os produtos bancários certos para suas necessidades. Apoiar a TecBan nesta transformação é bastante transformador para nós e para o mercado", disse Julio Carvalho, arquiteto de Soluções de Segurança na AWS.

A plataforma de Open Banking as a Service TecBan é suportada por diversos serviços da AWS, como o Amazon Elastic Compute Cloud (EC2), Amazon Simple Storage Service (S3), Amazon CloudFront, AWS Key Management Service (KMS), AWS Lambda, Amazon Route 53, Amazon API Gateway, Amazon DocumentDB, AWS Certificate Manager, Amazon Cognito, AWS CloudHSM, AWS CloudTrail e o AWS WAF.

1 COMENTÁRIO

Deixe seu comentário