Como o VOIP revolucionou a comunicação global

0

Acompanhando a rápida evolução da tecnologia, a forma com o que comunicamos está cada vez mais eficiente, fácil e prática. O que, há 20 anos, pudesse parecer impossível, hoje é comum: conseguimos falar com qualquer parte do mundo em poucos segundos. Consequentemente, a comunicação das empresas também surfa nessa "onda de evolução". Com a necessidade de canais ágeis, eficientes e seguros, o VoIP – Voz sobre Protocolo de Internet – se tornou uma alternativa importante para o relacionamento de empresas e seus clientes. A tecnologia que transforma a voz analógica em dados digitais e os transmite por meio da internet mudou diretamente a jornada do cliente no que diz respeito ao atendimento.  

Assim como a evolução de diversas ferramentas tecnológicas com o passar do tempo, o VoIP não é algo novo. Nascido em 1995, cresceu de forma rápida, e em 2003, o número de chamadas VoIP saltou significativamente de 1% para 25% de todas as chamadas de voz, somente nos Estados Unidos. A disponibilidade de internet banda larga melhorou significativamente a qualidade das chamadas, colocando hoje o VoIP como uma ferramenta eficiente e de baixo custo para diversas empresas. Trazendo para o cenário, a adesão de muitas pessoas ao trabalho remoto fortaleceu ainda mais o uso da tecnologia.  

De acordo com o estudo feito pelo Precision Reports, o mercado global de VoIP já cresce 3% ano desde 2020 e a expectativa é que haja uma constante no crescimento até 2025. A previsão é que o faturamento do setor salte para US$ 95,490 milhões em 2025, contra os US$ 84,950 milhões faturados em 2019. A tecnologia tem consistente aderência no mundo corporativo pela baixa instabilidade de conexão, maior qualidade da comunicação, segurança e praticidade atrelado a um custo de ligação baixa comparado a um sistema de telefonia convencional.   

A tecnologia VoIP ganhou tanto apreço durante a pandemia, que aparece em diversos setores, já que o trabalho remoto se tornou uma realidade e muitas empresas pretendem permanecer assim por um bom tempo. Centrais de atendimento telefônico, empresas que adotaram o homeoffice, e-commerces, empresas com múltiplas filiais, provedores de internet e Startups são algumas das principais frentes que reconhecem o VoIP como uma solução prática, segura e mais barata do que a telefonia convencional.  

Por mais que as tecnologias já estivessem em ascensão antes da pandemia, ganharam ainda mais notoriedade com a crise que refletiu em mundo organizacional muito mais digital, mas que ainda precisa se manter em constante contato com o cliente. Com a chegada do 5G, a tecnologia que já era eficiente, vai ganhar ainda mais força no setor de telecomunicação. 

Leandro Campos, CEO e cofundador da Nvoip.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.