A Mercador, empresa do grupo Telefônica especializada em projetos de integração e automação do gerenciamento da cadeia de suprimentos, acaba de anunciar o lançamento do Portal Mercador de Contas a Pagar. O objetivo do novo serviço é garantir às empresas mais clareza às informações e uma gestão mais eficaz da antecipação de recebíveis, um dos maiores problemas enfrentados na relação entre clientes e fornecedores.
A empresa desenvolveu o portal depois de perceber que, no ato da requisição de um pedido, o cliente solicitava mil itens mas recebia 950 porque a mercadoria havia sido danificada na entrega, por exemplo. ?As informações não eram atualizadas de forma transparente entre os participantes, gerando prejuízo e discussões entre fornecedor e cliente?, conta Valêncio Gacia, diretor comercial da Telefônica-Mercador.
Por meio do portal, explica ele, todos os títulos são publicados na internet. O cliente publica as informações de forma detalhada no portal para seus fornecedores que, por sua vez, utilizam seu código de acesso e fazem todo um processo de negociação on-line, apontando suas observações a respeito do que foi inserido pelo cliente. ?Dessa forma, é possível saber os títulos em aberto com os valores corrigidos antecipadamente evitando assim o trabalho reativo em relação a divergências?, afirma Valêncio.
O executivo cita como um dos maiores benefícios do portal de antecipação de recebíveis a mudança no relacionamento entre cliente e fornecedor. ?Além de criar um vínculo maior entre ambos, elimina-se o tempo gasto na busca de informações e conferência das mesmas durante a negociação. Conseqüentemente, as empresas conquistam ganhos financeiros pela transparência em todo o ciclo de contas a pagar e consolidação das informações num ponto único de acesso?, finaliza Valêncio, adiantando que o próximo passo é acrescentar no portal uma camada da solução de business intelligence da Mercador.