O Ministério das Comunicações realizou nesta terça-feira, 21/11, audiência pública para sondar o mercado sobre os termos do novo edital para contratar os serviços para o Gesac – programa de governo eletrônico para atendimento ao cidadão.
De acordo com as propostas já divulgadas pelo Minicom, o serviço passará de 3,3 mil pontos que atingem 2.091 municípios para 8 mil pontos que atingirão os 5.658 municípios brasileiros.
Considerando as alterações na velocidade de transmissão (entre 256 kbps e 2 Gbps) e o aumento no número de pontos, o Gesac crescerá 4,5 vezes em tamanho e gastará 60% mais recursos.
Como, além do satélite, serão utilizadas outras tecnologias de acesso, o custo por ponto cairá pela metade (de R$ 980 para cerca de R$ 500).
O ministério prevê a publicação do edital para o dia 18 de dezembro e a realização do pregão no dia 25 de janeiro do próximo ano. O contrato deverá ser assinado até o final de fevereiro, quando já deverão ser instalados os primeiros 1,3 mil pontos.
Estiveram presentes na audiência pública desta terça-feira as quatro grandes concessionárias de STFC (Brasil Telecom, Embratel, Telefônica e Telemar) e os operadores de satélite Comsat Viasat, Vicom, StarOne, Hughes, além de outras empresas de tecnologia, como a Diebold e a International System.