Pesquisa mostra que 51% das empresas têm aumento de receita com inovação

0

A ServiceNow, em conjunto com a ThoughtLab, realizou um estudo com 1.000 executivos C-level de 5 cinco setores em 13 países para entender o papel da inovação nas organizações no atual contexto. Dentre as principais constatações, está o fato de que as organizações com visão de futuro priorizam a inovação.

"Nunca ficou tão claro que aqueles que adotam uma cultura de inovação e transformação digital terão a melhor chance de prosperar", observa o diretor de estratégia da ServiceNow, Nick Tzitzon, editor convidado do Workflow Quarterly do outono de 2022. Uma prova disso é o que 51% dos entrevistados atribuíram o aumento de receita ou vendas à inovação. Outros benefícios destacados pelos gestores incluem maior satisfação do cliente (40%), melhores produtos (39%), diminuição de custos (36%) e novos modelos de negócios (36%).

Embora 41% dos entrevistados acreditem que modernizar as plataformas de TI é o passo mais eficaz na construção de uma cultura de inovação, eles também reconhecem a importância das pessoas nesse processo. Além da implantação de tecnologias, os líderes de inovação devem garantir pessoal adequado, conduzir atividades de gerenciamento de mudanças, coordenar entre departamentos, lançar visão e objetivos e desenvolver papéis e responsabilidades para cultivar uma cultura de inovação.

Esse foco nas pessoas abarca os responsáveis pelas tomadas de decisão. Quase nove em cada 10 organizações envolvem a gerência sênior e o conselho em decisões-chave sobre inovação e mais de um terço recebe contribuições de parceiros de negócios e reguladores. No entanto, apenas 11% das organizações envolvem os clientes nessas decisões e só 5% das organizações consultam seus próprios funcionários.

"Claramente, há muito trabalho a fazer. Mais de um terço (35%) das organizações dizem que não têm treinamento, habilidades e talentos suficientes para fazer progressos significativos em suas agendas de inovação. Dois em cada 10 não têm equipe ou papel responsável pela inovação. E 27% reclamam que seus colaboradores demoram a adotar iniciativas de inovação", comenta Tzitzon.

Para os líderes, os altos custos podem inibir os esforços de inovação (42%) e sistemas inadequados de gerenciamento de dados (40%) são tidos como outro obstáculo para a adoção. Porém, superar esses obstáculos pode ser bastante promissor. "Independentemente do setor, inovação é igual a crescimento", de acordo com o relatório da ThoughtLab. "Maiores receitas e vendas são o principal benefício listado por todos os setores da amostra."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.